A Jovem Pan entrou na mira do Sleeping Giants Brasil, perfil das redes sociais que se define como um movimento de consumidores contra o financiamento do discurso de ódio e das fake news. Uma nova campanha do perfil, lançada na quarta-feira (21/12), está pedindo a desmonetização da empresa de rádio e TV. E a iniciativa já levou a TIM a rever sua participação publicitária nos canais do grupo.
O SGB provocou a TIM pelo Twitter. “A nossa sociedade precisa sair do modo silencioso e amplificar vozes democráticas. Por isso, acreditamos que não deveriam conectar seus anúncios a uma TV e rádio que estimula um golpe no país. Por favor, #DesmonetizaJovemPan!”
Em resposta, a empresa de telefonia informou: “Já solicitamos a revisão dos nossos anúncios veiculados nesse canal. Reforçamos que a TIM não está ligada a movimentos políticos nem compactua com disseminação de notícias falsas e discurso de ódio”.
“Recentemente, Brasília mostrou que seremos reféns de um novo Capitólio enquanto a Jovem Pan lucrar com discursos golpistas”, afirmou o movimento.
O Sleeping Giants Brasil também espera respostas de outros anunciantes da Jovem Pan, como o Banco Safra, Caoa Chery e a Huawei do Brasil. Avessas à exposição negativa de sua imagem, muitas empresas acabam cedendo.
Recentemente, o YouTube desmonetizou, por iniciativa própria, todos os canais da Jovem Pan. De acordo com a plataforma, a decisão ocorreu após a empresa ter identificado conteúdos em desacordo com sua política de conteúdo.