André Ceciliano foi convidado para assumir Secretaria de Assuntos Federativos
O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ter como secretário de Assuntos Federativos o deputado estadual pelo Rio de Janeiro André Ceciliano (PT). Ele figurava como o líder de movimentações suspeitas descobertas pela Operação Furna da Onça, em 2018.
Conforme dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) usados nas apurações do Ministério Público, a suspeita recaía sobre a movimentação de R$ 49 milhões feitas pelo gabinete dele. Essa apuração deu início ao caso conhecido como rachadinha e envolvia outros parlamentares como Carlos Minc (PSB) e Flávio Bolsonaro (PL). Outros 19 deputados foram flagrados nessa investigação, que ainda não resultou em condenações.
O parlamentar sempre negou qualquer irregularidade. A menção em relatórios do COAF não configura, necessariamente, a prática de ilícitos, o que deve ser comprovado pela investigação.
O convite a Ceciliano, conforme interlocutores do gabinete de transição, ocorreu no fim de semana. Nesta quinta-feira, ele tem uma reunião agendada com o deputado Alexandre Padilha (PT-SP) que é o favorito para assumir o Ministério de Relações Institucionais, órgão ao qual a secretaria é vinculada. A expectativa é que ambos sejam anunciados entre quinta e sexta-feira como membros do futuro Governo Lula.
Ceciliano cumpre seu quarto mandato como deputado estadual e preside a Assembleia Legislativa do Rio. Neste ano, ele foi o quinto colocado nas eleições para o Senado.