Foto: Reprodução.
A Saab e a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) assinaram hoje um contrato e a Saab recebeu um pedido para garantir a operacionalidade contínua e fornecer melhorias de capacidade para os caças JAS39 Gripen C/D da Força Aérea Sueca.
O valor do pedido é de aproximadamente SEK 3,5 bilhões e o período do contrato é 2023-2029. O contrato também inclui opções que permitem à FMV fazer pedidos adicionais para melhorias de capacidade durante 2023.
As melhorias fornecerão à Suécia uma capacidade de caça mais eficaz e poderosa. A aeronave será equipada com uma nova versão do motor, que aumentará o desempenho de voo. Um sistema de guerra eletrônica mais eficaz também será introduzido e a atualização criará condições para aumentar a capacidade de ataque com uma nova carga útil.
O pedido abrange uma atualização do mais recente radar de caça da Saab, que oferece maior desempenho com ênfase na capacidade aprimorada do caça e alcance estendido de detecção e rastreamento. Ele também inclui um sistema aviônico atualizado e preparado para o futuro que, entre outros recursos, permite atualizações rápidas de software da função do sensor.
“Esta atualização fornecerá à Força Aérea Sueca uma capacidade de caça significativamente mais forte. O contrato é um grande avanço em termos de desempenho e funcionalidade do radar, tanto para o hardware quanto para o software, e garantirá a capacidade operacional do Gripen C/D para o futuro”, disse Jonas Hjelm, chefe da área de negócios Aeronáutica da Saab.
O aprimoramento da capacidade permitirá uma melhor interoperabilidade entre o Gripen C/D e o Gripen E, por exemplo, pela atualização dos sistemas de suporte e links de dados. A interoperabilidade é um pré-requisito, pois as plataformas serão usadas em paralelo por muitos anos.
Créditos: Cavok.