Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, Lula anunciou Mercadante à frente do BNDES e disse que “privatizações vão acabar”
O Ibovespa encerrou nesta terça-feira (13) em queda de 1,71%, aos 103.539,67 pontos, destoando da alta em Wall Street, após o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomear Aloizio Mercadante para a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e frisar que seu governo não fará privatizações.
Já o dólar fechou nesta terça-feira (13) com leve variação negativa, de 0,04%, cotado a R$ 5,309.
Notícias cotando o ex-ministro Mercadante como potencial chefe da estatal no próximo governo já haviam pesado nos ativos locais na véspera, à medida que agentes de mercado enxergam a nomeação como um sinal de uma política econômica mais desenvolvimentista do governo eleito, com possível expansão do gasto público para impulsionar o crescimento econômico.
Lula também disse nesta terça-feira que as privatizações no país vão acabar.
Na cena local, os investidores seguem apreensivos à espera de definições de novos nomes que vão compor a equipe econômica do governo eleito, e que estão sendo anunciados nesta terça-feira por Lula e seu time.
No início da tarde, o economista Gabriel Galípolo foi anunciado como secretário-executivo do Ministério da Fazenda do governo Lula. Ele foi convidado pelo ministro nomeado Fernando Haddad e aceitou o cargo.
Uma coletiva de imprensa do futuro ministro da Fazenda está agendada para as 18h30 desta terça.
No exterior, as principais bolsas globais subiam, estimuladas pelos dados de inflação norte-americanos divulgados nesta manhã, que mostraram um avanço de preços mais fraco do que o esperado.
CNN Brasil