Fátima Bernardes publicou um vídeo no Instagram nesta terça-feira (13) criticando os atos de vandalismo praticados em Brasília na noite desta segunda (12). A apresentadora fez alusão à derrota da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, se dirigindo aos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), que ocupam as frentes dos quartéis há mais de um mês.
– Imagina se torcedores brasileiros e jogadores lá no Catar não aceitassem o resultado e saíssem pelas ruas de Doha botando fogo em ônibus, carros, depredando prédios públicos, agredindo a polícia, ameaçando a segurança de quem estava na rua? O que você diria? Certamente criticaria, acusaria de vandalismo, de crime. Diria frases como “perdeu, tem que respeitar o adversário” – disse, passando a ideia de que a autoria dos atos criminosos é dos manifestantes.
E prosseguiu frisando que os vândalos são as pessoas que não aceitam a vitória de Lula nas eleições.
– Pois bem, ontem algo muito grave aconteceu em Brasília. Brasileiros que não aceitam o resultado das urnas, da vontade da maioria dos eleitores, levaram terror à capital do país. Eu fiquei horrorizada com o que vi pela TV. A que ponto informações falsas, mentirosas, levaram essas pessoas, né? Elas vivem um delírio. Foram atos criminosos – expressou a global.
Fátima, que declarou voto em Lula, chegou a fazer um apelo aos apoiadores de Bolsonaro.
– Você, que votou no candidato derrotado, mas não concorda com essa violência, com esse terror, precisa fazer a sua parte. Você precisa se manifestar contra esses atos criminosos, que não vão mudar o resultado das urnas, mas que estão prejudicando e muito o país e os cidadãos brasileiros – declarou.