O confronto começou depois de uma tentativa de assalto; moradores reclamam da violência na região
Uma tentativa de roubo motivou o tiroteio na madrugada deste domingo (10.jul), numa das áreas mais nobres do Rio de Janeiro, o Leblon. O bairro tem um dos metros quadrados mais caros da cidade. Imagens que circulam nas redes sociais mostram um homem atirando de fuzil na esquina da Avenida Borges de Medeiros com a Rua Humberto de Campos, na altura do conjunto habitacional, conhecido como Cruzada São Sebastião. Foram pelo menos dez disparos.
O vídeo também mostra o momento em que um outro homem se arrasta pela calçada para fugir dos tiros. Logo depois, outros três apareceram correndo até um carro que estava parado. Eles entraram no veículo, que arrancou em direção à praia.
Na manhã desta 2ª feira (11.jul), foi possível ver as marcas do confronto. Perfurações nos muros das ruas próximas à ocorrência, revelam que as marcas foram provocadas por armas de grosso calibre.
De acordo com informações da polícia, o tiroteio comecou depois de uma tentativa de assalto na saída de um clube que fica bem perto dali. Os homens que aparecem nas imagens seriam seguranças da vítima. Eles perseguiram os bandidos até o conjunto habitacional Cruzada São Sebastião, onde os criminosos acabaram se escondendo. Mas traficantes que dominam a região pensaram que se tratava de uma invasão de milicianos e iniciaram o confronto.
Até agora ninguém foi preso. Moradores reclamam do crescimento da violência no bairro.
Dados do Instituto de Segurança Pública apontam um aumento de 78% no número de furtos e 23% no de roubos de rua, nos bairros da Zona Sul carioca,apenas nos cinco primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2021.
Veja o vídeo: