Foto: REPRODUÇÃO/FACEBOOK.
A adolescente Bárbara Carolina Cantídio, de 17 anos, morreu, nesta sexta-feira (9), em um tiroteio que ocorreu após uma briga generalizada dentro de um shopping no município de Barretos, no interior de São Paulo. Outras três pessoas ficaram feridas. A confusão começou durante a transmissão do jogo entre Brasil e Croácia, que resultou na eliminação da seleção brasileira da Copa do Mundo do Catar.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um grupo de jovens que trocam socos e chutes na praça de alimentação do shopping. De acordo com o North Shopping, onde ocorreu o incidente, os seguranças conseguiram controlar a situação e levar as pessoas envolvidas para fora do estabelecimento. No entanto, a confusão se estendeu para os arredores do shopping.
Segundo a Polícia Civil, homens armados dentro de um carro Ford Ka, de cor preta, passaram e efetuaram os disparos contra o grupo de pessoas que estava na rua. O tiroteio foi registrado na via Conselheiro Antônio Prado, próximo ao Ginásio de Esportes João Batista da Rocha.
Identificada como Bárbara Carolina Cantídio, a jovem que morreu foi atingida por dois disparos nas costas. Ela ainda chegou a ser levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos e faleceu a caminho do hospital.
Uma prima de Bárbara, também de 17 anos, foi baleada no tórax e levada em estado grave para a Santa Casa da cidade. Até o momento, não há informações atualizadas sobre o estado de saúde da adolescente. Outras duas pessoas, um homem de 21 anos e uma mulher de 20, sofreram escoriações durante a confusão.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. “Nós apuramos, inicialmente, alguns suspeitos. As investigações agora prosseguem para confirmar o envolvimento deles e a motivação do crime. Estamos também ouvindo algumas testemunhas, para que possamos esclarecer de forma completa esse crime, identificando os autores e prendendo-os”, disse o delegado titular da Delegacia de Investigações Gerais de Barretos, Rafael Faria Domingos.
Mais cedo, a Polícia Civil ouviu dois suspeitos de participarem do crime, um deles um adolescente de 17 anos reconhecido por uma das testemunhas. De acordo com o delegado Edson Winning, a equipe trabalha com a hipótese inicial de que uma disputa por tráfico de drogas teria motivado a confusão e o ataque a tiros.
O delegado ainda acrescentou que, conforme relato de testemunhas, as duas jovens atingidas não seriam o alvo dos atiradores, mas sim um rapaz que estava no mesmo local no momento dos disparos.
Em nota, a assessoria de imprensa do shopping lamentou o ocorrido e disse que vão colaborar com as investigações do acontecido. “Toda a equipe e família North Shopping Barretos se solidariza neste momento de dor com as famílias das vítimas do lamentável incidente que ocorreu nos arredores do nosso centro de compras. Recebemos a informação, por meio da imprensa, de que uma das vítimas foi a óbito e estamos consternados com essa situação. Mais uma vez esclarecemos que a briga registrada em nossa praça de alimentação, que ganhou os corredores, foi dissipada, com a equipe de segurança, formada por 28 profissionais treinados, seguindo os protocolos estabelecidos por nossos princípios de atuação, com revista em cada pessoa que visita o shopping em dias de eventos especiais. A equipe colocou para fora do centro de compras todas as pessoas envolvidas na confusão”, disse.
“O desenrolar dos fatos foi lamentável para toda a comunidade barretense, e lamentamos acontecimentos assim. Reiteramos que as imagens de nosso sistema de segurança estão à disposição das autoridades, caso entendam que possam vir a colaborar com os esclarecimentos dos fatos”, completou o comunicado.
Veja a nota do North Shopping Barretos:
Créditos: R7.