Foto: Divulgação.
O futuro ministro da Defesa, José Múcio, escolheu os novos comandantes das Forças Armadas. Os nomes tiveram a chancela do presidente eleito, Lula (PT).
“A responsabilidade da escolha é minha, que levou em consideração o critério de sempre: o dos mais antigos”, disse Múcio, em entrevista à GloboNews, na sexta-feira 9, ao citar, nominalmente, os próximos chefes das Forças. A oficialização dos três será feita por Lula na próxima semana.
General Júlio César de Arruda (Exército)
Atual chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, Arruda liderou o Comando Militar do Leste (que abrange as unidades do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo) e a Academia das Agulhas Negras.
Brigadeiro Marcelo Damasceno (Aeronáutica)
Damasceno é o atual chefe do Estado-Maior da Aeronáutica e próximo do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB). Em abril de 2015, quando ocupava o cargo de governador de São Paulo, Alckmin perdeu o filho Thomaz Alckmin, de 31 anos, em um acidente de helicóptero na Grande São Paulo. O comandante do 4º Comar, na época, era o então major brigadeiro do ar Marcelo Damasceno, que prestou apoio ao governador na apuração das causas do acidente.
Almirante Marcos Sampaio Olsen (Marinha)
Olsen ocupa o gargo de comandante de Operações Navais da Marinha. Ingressou na Marinha em 1979 e, depois de ter concluído o curso da Escola Naval, foi declarado guarda-marinha em 14 de dezembro de 1982.
Créditos: Revista Oeste.