Comandantes das Forças Armadas serão anunciados no mesmo dia
Foto: EVARISTO SA / AFP
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva disse, em conversas com políticos na tarde desta quinta-feira, que vai anunciar amanhã os titulares de cinco ministérios (Fazenda, Casa Civil, Relações Exteriores, Justiça e Defesa) e os três comandantes das Forças Armadas. Segundo interlocutores, o petista revelou ainda que planeja, como forma de afastar bolsonaristas da gestão federal, exonerar todos os servidores comissionados da administração federal direta.
Como novo ministro, citou nominalmente apenas o senador eleito Flávio Dino que comandará a Justiça. De acordo com lideranças petistas, os demais ministérios indicados serão Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil) e José Múcio (Defesa). Nas conversas, Lula chegou a comentar que o novo titular do Ministério das Relações Exteriores está na Croácia. O representante diplomático do Brasil na Croácia é o diplomata Mauro Vieira, justamente um dos nomes que vem sendo citado por aliados de Lula para o posto.
O presidente eleito ainda se queixou do fato de não poder usar a Granja do Torto durante a transição. Também revelou que não pretende se mudar para o Alvorada logo após tomar posse, sugerindo que o local precisará passar por uma varredura após o presidente Jair Bolsonaro (PL) se mudar.
O Globo