• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
segunda-feira, 9 de junho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

STF retoma julgamento sobre Orçamento Secreto na próxima semana

Por Terra Brasil
07/dez/2022
Em Governo, Justiça
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Advogados fizeram suas manifestações e análise das ações recomeça com o voto de Rosa Weber

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar nesta quarta-feira (7) ações contra dispositivos das chamadas emendas do relator, conhecidas também como orçamento secreto.  

Após a manifestação de advogados, tanto dos partidos da oposição que apresentaram as ações (PSOL, Cidadania, PSB e PV), quanto da Advocacia-Geral da União (AGU) e Procuradoria-Geral da República (PGR), o julgamento foi suspenso e será retomado na próxima quarta (14), com o voto da relatora, ministra Rosa Weber. 

As ações pedem a declaração de inconstitucionalidade das RP-9, emendas do relator-geral do Orçamento, que têm distribuição discricionária e sem que os nomes dos reais autores dos pedidos de verba sejam necessariamente revelados.  
Um dos principais pontos é a questão da quebra da impessoalidade, exigida pela Constituição. Isso se dá pelo fato de que, ao contrário das emendas individuais e de bancada, nas emendas de relator não há distribuição obrigatoriamente equilibrada dos recursos. São os controladores do orçamento – o relator e os comandos do Congresso – que decidem quais parlamentares podem destinar mais ou menos dinheiro para suas bases. 

Leia Também

Gloria Pires sofre revés na Justiça e é condenada a pagar fortuna para ex-cozinheira; veja valores

Nova lei acende alerta para donos de cães dessa raça específica

Lei recente promete vantagem inédita a inscritos no CadÚnico


Em sua sustentação oral, o advogado do PV (Partido Verde), Lauro Rodrigues de Moraes Rêgo Júnior, defendeu respeito à Lei Orçamentária e ao Estado Democrático de Direito. O advogado do PSOL, André Maimoni, disse que o que se questiona é como o dinheiro deveria é usado, de forma constitucional. Ambos falaram contra o orçamento secreto. 

De outro lado, o Advogado-Geral da União, Bruno Bianco, defendeu a manutenção das emendas de relator. Para Bianco, os mecanismos de transparência e fiscalização da utilização dos recursos devem ser sempre aperfeiçoados, mas, no caso em questão, a utilização é constitucional. 

Em novembro do ano passado, em decisão liminar, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, chegou a suspender a execução das emendas de relator, por considerar que elas promoviam a ocultação das decisões sobre a destinação dos recursos públicos. A liminar foi, posteriormente, referendada pelo plenário da Corte. Um mês depois, porém, o STF liberou novamente o orçamento secreto após os comandos da Câmara dos Deputados e do Senado criarem medidas para dar mais publicidade ao dispositivo. 
O Tempo

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Lázaro Ramos, Marieta Severo e Emicida dizem não para ministério da Cultura de Lula

PRÓXIMO

AGORA: Randolfe entra com representação para tornar Bolsonaro inelegível, entenda

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se