Foto: Reprodução.
Dirigentes do PT das regiões Sul e Sudeste avaliam negativamente as possíveis indicações do ex-governador da Bahia Rui Costa (PT-BA) e do senador eleito Wellington Dias (PT-PI) para ministérios. O conflito interno do partido irritou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a ponto de ele cogitar retornar mais cedo para São Paulo.
Os petistas sulistas e sudestinos avaliam que Wellington Dias pode se tornar um risco político para o governo por causa da suspeita de esquema de fraude de licitações de transporte escolar, que ocasionou uma operação da Polícia Federal contra o então governador e a primeira-dama, Rejane Dias (PT-PI). A ala do PT teme que o caso seja reativado, caso Dias assuma um ministério.
A lógica da ala petista é a mesma sobre Rui Costa, cogitado para ser titular da Casa Civil. O governador baiano foi alvo de um inquérito no STJ (Superior Tribunal de Justiça) por suspeita de estelionato, lavagem de dinheiro e fraude em licitação na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste durante a pandemia. A avaliação é de que a Polícia Federal possa entrar nesse caso, resultando em uma disrupção logo no início do governo.
Rui Costa viajou para Brasília na manhã desta 6ª feira (2.dez.2022). Ele encontrou Lula, que está hospedado na capital federal. O presidente eleito deve retornar para São Paulo ainda nesta 6ª feira. Ele viaja junto com o senador Jacques Wagner (PT-BA), que o ajudará na definição dos nomes para a Esplanada de 2023.
Créditos: Poder 360.