Mundo Estranho, o novo filme da Walt Disney Company, apresenta um herói assumidamente gay. Exibido nos cinemas desde quinta-feira 24, o longa-metragem conta a história de Ethan Clade, um garoto negro de 16 anos que é apaixonado por outro menino.
É a primeira vez que a empresa norte-americana retrata um personagem LGBT+ em papel de destaque. A decisão ocorre oito meses depois de a produtora ter sido acusada por ex-funcionários de censurar cenas gays em seus filmes. Em junho, três meses após as acusações, a Pixar lançou Lightyear, filme que exibe um beijo de um casal lésbico.
A história de Mundo Estranho se passa nas terras de Avalônia, que depende de uma planta específica para ter energia elétrica. Ao saber que o vegetal é ameaçado de contaminação, a família de Ethan se mobiliza para salvar as plantações do local. No caminho, os heróis deparam com criaturas perigosas.
Jaboukie Young-White, dublador norte-americano de Ethan, disse que a pauta LGBT+ é trabalhada com naturalidade no filme. “Não é algo que fica se auto-parabenizando, não é algo que fica se anunciando”, afirmou, em entrevista à revista Variety. “É algo que se aceita como um reflexo normal da nossa realidade. Acho que é isso que me deixou mais animado com Ethan.”
Créditos: Revista Oeste.