Reprodução/Redes sociais.
Neste domingo, 27 de outubro de 2024, o ex-presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), esteve em Goiás para apoiar candidatos de seu partido nas eleições municipais. Acompanhando de perto o processo eleitoral, Bolsonaro demonstrou seu apoio a Fred Rodrigues, candidato à Prefeitura de Goiânia pelo PL, além de outros aspirantes a cargos municipais na região.
Bolsonaro participou das atividades de campanha de Fred Rodrigues na Escola Casa das Letras, localizada no Jardim América. O ex-presidente também planejou expandir seu apoio ao participar de eventos em Aparecida de Goiânia e Anápolis, onde outros candidatos do PL estão concorrendo em disputas acirradas.
🚨AGORA – Bolsonaro está a caminho de Goiânia par apoiar Fred Rodrigues e faz um apelo para que todos compareçam às urnas hoje
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) October 27, 2024
“A direita dos conservadores tem que voltar ao poder em 2026 e a sua presença é muito importante!” pic.twitter.com/QThNnG0LYo
Qual o papel de Jair Bolsonaro no apoio aos candidatos em Goiás?
A presença de Jair Bolsonaro nos eventos de campanha agrega visibilidade expressiva aos candidatos que ele apoia. Fred Rodrigues recebeu o voto do ex-presidente, acompanhado por um grupo de políticos e apoiadores influentes. Entre eles, o senador Wilder Morais e deputados federais do Partido Liberal, como Gustavo Gayer e Major Vitor Hugo, todos mostrando solidariedade à candidatura de Rodrigues.
Gustavo Gayer, no entanto, está sob investigação pelo Supremo Tribunal Federal por suspeita de desvio de recursos e financiamento de atos antidemocráticos. Os desdobramentos desse caso ainda são incertos, mas Bolsonaro defendeu Gayer, afirmando que a investigação é uma “precipitação” voltada contra a direita. A situação coloca Bolsonaro em uma posição delicada, pois seu apoio a Gayer pode ser visto de maneiras conflitantes.
Como está o cenário eleitoral em Goiânia?
Na corrida pela Prefeitura de Goiânia, Fred Rodrigues enfrenta Sandro Mabel, candidato do União Brasil, que tem o apoio do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. A disputa entre Rodrigues e Mabel é tensa, com críticas mútuas, e acusações de uso da máquina pública por parte de Mabel foram levantadas por Bolsonaro, que defende ser o momento de mudança na administração da cidade. Fred Rodrigues, por sua vez, é investigado por nomeação a cargo público que exigia diploma.
Na última pesquisa realizada pela Real Time Big Data, os dois candidatos aparecem tecnicamente empatados. Sandro Mabel, com 50% das intenções de voto, apenas um pouco à frente de Fred Rodrigues, que tem 46%. O resultado do primeiro turno também foi acirrado, com 31,14% dos votos válidos para Fred, enquanto Mabel contava com 27,65%. Esse equilíbrio sugere uma eleição disputada até os últimos votos serem contados.
Por que estas eleições são importantes para Jair Bolsonaro?
Além do foco local, as visitas de Bolsonaro aos candidatos do PL em Goiás têm uma dimensão nacional. Ele aproveita a ocasião para reafirmar a necessidade de fortalecimento da direita conservadora no Brasil, mirando nas eleições de 2026. Seu discurso nas redes sociais e nas visitas aos candidatos destaca a importância da participação do eleitorado para alcançar esse objetivo.
A polarização política no Brasil é palpável, e a presença de Bolsonaro em campanhas locais ilustra como as eleições municipais podem servir de plataforma para consolidar alianças e apoio político para os próximos desafios eleitorais em nível nacional.
O que podemos esperar após as eleições?
Conforme as eleições se desenrolam, o futuro político de Goiás e seus impactos no cenário nacional permanecem incertos. A forte presença de Bolsonaro no estado indica uma tentativa clara de reforçar sua influência política, mesmo fora do cargo executivo. O resultado dessas eleições poderá servir como um termômetro da aceitação de suas ideias e estratégias, influenciando não apenas o panorama local, mas também o futuro político do Brasil.