A General Motors (GM) tem intensificado suas iniciativas no mercado brasileiro, particularmente com o segmento de veículos híbridos e elétricos. Recentemente, a marca introduziu os modelos Blazer EV e Equinox EV, ambos totalmente elétricos. Seguindo essa tendência, o Chevrolet Tracker será o próximo da linha a ganhar uma versão híbrida leve (MHEV), o que promete marcar um dos lançamentos mais significativos da montadora nos próximos anos. Conheça também nossa lista com os 10 carros mais econômicos para 2025.
A mudança para veículos híbridos responde a uma estratégia global da GM, destacada pela CEO Mary Barra. No Brasil, essa estratégia se reflete na iminente adaptação do Tracker, que ganha o sistema híbrido leve já em 2025. Mas como será o funcionamento desse novo SUV e quais são os detalhes de sua mecânica?
Qual a Mecânica do Novo Chevrolet Tracker Híbrido?
É esperado que a GM utilize a consagrada família de motores turbo para a primeira linha de híbridos nacionais do Tracker. Os motores 1.0 e 1.2 turbo flex, da família CSS Prime, servem como base. A inovação principal está na integração de um pequeno sistema elétrico de 48 Volts, que caracteriza a tecnologia híbrida leve.
Diferente do híbrido convencional (HEV), que conta com motores elétricos robustos o suficiente para impulsionar o veículo, o sistema híbrido leve se limita a incorporar um gerador elétrico que funciona também como alternador. Este componente recarrega uma bateria auxiliar e oferece suporte adicional ao motor a combustão, principalmente em situações que exigem mais potência, como em ultrapassagens.
No momento, o motor 1.0 turbo oferece 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, enquanto o 1.2 turbo atinge 133 cv e 21,4 kgfm. Com o auxílio elétrico, a expectativa é que haja uma melhoria nos índices de consumo e emissões.
O que Vem por Aí no Novo Tracker?
O Chevrolet Tracker não passará por mudanças apenas na mecânica; a estética do SUV também será renovada. Observações de modelos testados camuflados sugerem uma nova dianteira, com destaque para a grade frontal ampliada e faróis mais estreitos. Na parte traseira, embora a camuflagem ainda oculte muitos detalhes, espera-se continuidade no desenho das lanternas atuais, com algumas atualizações no para-choque.
Internamente, o Tracker receberá avanços modernos, incluindo um painel de instrumentos digital que se integra à central multimídia. Equipamentos opcionais, como ar-condicionado de duas zonas, podem fazer parte de um pacote de itens atualizado.
Quando é Esperada a Chegada do Chevrolet Tracker 2026?
O lançamento do novo Chevrolet Tracker com conjunto híbrido leve está previsto para 2025. A GM continua em fase de testes, ajustando os últimos detalhes antes da estreia. As atualizações prometem não apenas um veículo esteticamente renovado, mas também eco eficiente.
Para os fãs da marca e do modelo, a novidade representa um passo em direção a tecnologias de motorização mais sustentáveis, alinhada às metas globais de redução de emissão de CO2 e melhoria na eficiência energética dos veículos.