Uma das coordenadoras da transição do governo, a presidente do PT Gleisi Hoffmann disse que a ansiedade para o anúncio dos nomes que deverão assumir os ministérios do futuro Governo Lula em 2023 é do mercado financeiro.
De acordo com ela, Lula não está “com tanta pressa” e que os indicados não devem divulgados nesta semana.
“Eu acho que ele (Lula) não está com tanta pressa. O pessoal do mercado que está mais ansioso, alguns que estão mais ansiosos. Acho que ele está com a coisa bem resolvida na cabeça”, disse a petista nesta segunda-feira (21).
Lula tem sido pressionado para iniciar o anúncio da equipe ministerial pelo titular da Fazenda, como forma de acalmar o investidores. O ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, é o mais cotado para assumir o cargo.
“Não acho (que deva sair nesta semana). O presidente Lula está vindo pra cá só na quarta-feira, e aí é que vai começar a conversar, vai começar a pensar. Ele não adiantou nada. Acho que essa semana é muito difícil”, afirmou Gleisi ao sair de uma reunião na liderança do PT.
“A avaliação de uma ala da transição é que Lula está errando em demonizar o mercado, e os prejudicados vão ser ele e o país”, de acordo com o site g1.
Antecipar o anúncio do ministério para antes de dezembro tem sido apontado também como uma forma de facilitar as negociações para aprovar a PEC da Gastança de Lula, uma vez que os partidos teriam precificado seu espaço na nova gestão.
Gleisi afirmou que discorda da avaliação de que isso facilitaria a tramitação do texto: “Não acho que seja isso. Acho que essa é uma ansiedade mais do mercado do que da Casa”.