Foto: Getty.
Fórmula 1 e Copa do Mundo no mesmo dia? Temos sim senhor! Logo após uma etapa movimentada em Interlagos, o paddock da principal categoria do automobilismo mundial já viaja para o Oriente Médio para o GP de Abu Dhabi, que encerra a temporada 2022 horas antes da primeira partida da Copa no Catar.
Enquanto os títulos de 2022 já estão decididos para Max Verstappen e Red Bull, as brigas pelos vice-campeonatos seguem em alta!
Entre os pilotos, Charles Leclerc e Sergio Pérez chegam a Abu Dhabi empatados, com 290 pontos cada, com vantagem para o monegasco pelo maior número de vitórias no ano. Já nos Construtores, apenas 19 separam Ferrari de Mercedes.
O fim de semana marca ainda a despedida de um gigante da categoria: Sebastian Vettel fará sua 299ª e última corrida na categoria. E o tetracampeão não deve ser o único dando adeus, com Daniel Ricciardo e Nicholas Latifi, sem vagas no ano que vem, com dúvidas sobre um potencial retorno no futuro.
Na noite desta quinta-feira (17), os vinte pilotos do grid da Fórmula 1 de 2022 se reuniram para jantar e celebrar a última corrida de Sebastian Vettel, que vai se aposentar da categoria neste fim de semana após o GP de Abu Dhabi.
É importante lembrar que as atividades no circuito de Yas Marina não acabam com a bandeira quadriculada no domingo. Durante a semana seguinte, as equipes fazem os testes de pós-temporada e os testes de jovens talentos, que contarão com os brasileiros Felipe Drugovich na Aston Martin e Pietro Fittipaldi na Haas.
Os testes devem trazer ainda algumas estreias de 2023, como Fernando Alonso na Aston Martin, Pierre Gasly na Alpine, Nyck de Vries na AlphaTauri e mais.
E, ao lado da F1, a Fórmula 2 realiza sua etapa final da temporada 2022. A categoria já tem seu campeão, Drugovich, enquanto Theo Pourchaire depende apenas de alguns pontos para garantir o vice.
Mas ainda há muito em jogo na F2, com dois destaques: primeiro, a posição final de Logan Sargeant, que precisa dos pontos na superlicença para confirmar seu contrato com a Williams em 2023. No momento, o americano é o terceiro, precisando terminar em sétimo para garantir os 40 pontos. Mas a briga no pelotão é intensa, com apenas 12 pontos separando ele do sétimo colocado, Liam Lawson.
Nesse mesmo pelotão, é importante ficar de olho em Enzo Fittipaldi. Logo após assinar com a Academia da Red Bull, o brasileiro vai em busca do terceiro lugar no campeonato antes de sua ida à Carlin em 2023. Hoje ele é o sexto, apenas nove pontos atrás de Sargeant.
A F1 é transmitida com exclusividade pelo Grupo Bandeirantes, com uma cobertura completa na TV aberta e fechada, no aplicativo Bandplay, no site Band.com.br e na rádio BandNews FM, além de boletins e matérias especiais ao longo da programação.
Confira os horários das transmissões de hoje, Domingo, 20 de novembro:
- 9h30 – Corrida (Band, BandNews FM, Band.com.br e Bandplay)
- 17h – Reprise da corrida (Bandsports)
Saiba como assistir em Band.com.br
Para assistir ao treino de classificação e à corrida em São Paulo, é muito simples e de graça! Basta entrar no link do Minha Band e fazer um cadastro para poder acompanhar todos os detalhes da definição do grid e da prova.
Com informações do MotorSport.