Petista quer ‘reparação histórica’
Foto: Reprodução/YouTube
Durante um discurso na Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), falou a respeito do que chamou de uma reparação histórica da “supremacia branca” aos povos indígenas.
“Às vezes dá a impressão que os indígenas estão devendo um favor à supremacia branca de existirem”, afirmou o petista nesta quinta-feira, 17. “Quando, na verdade, os brancos que se intrometeram onde os indígenas já moravam muito antes de saber que o nosso país existia e que outros países existiam. Temos a obrigação moral, ética e política de fazer a reparação pelo que causaram aos povos indígenas.”
Na ocasião, Lula falava a alguns representantes indígenas (brasileiros) e de outros países. Além disso, o presidente eleito citou novamente que vai criar um Ministério dos Povos Originários no Brasil. O petista estava ao lado da deputada eleita Sônia Guajajara (Psol-SP), cotada para comandar a nova pasta. De acordo com o portal Terras Indígenas no Brasil, menos de 680 mil índios vivem hoje em aldeias legalmente reconhecidas.
“Quando se reúnem os presidentes dos países ricos, pessoas pobres não existem, os indígenas não existem, os negros não existem, a periferia não existe”, declarou Lula. “Porque esse não é um assunto levado para a mesa de discussão.”