O diretor do FBI , Christopher Wray , disse que a agência federal tem sérias preocupações de segurança nacional sobre o aplicativo de vídeo de propriedade chinesa TikTok e está transmitindo suas opiniões aos reguladores que estão considerando um acordo que permitiria que continuasse a operar nos Estados Unidos.
Wray disse aos legisladores que o regime autocrático da China poderia usar o aplicativo para controlar os dados ou software de milhões de usuários, e seu algoritmo de recomendação – que determina quais vídeos os usuários assistem a seguir – ” poderia ser usado para influenciar operações”.
“De acordo com a lei chinesa, as empresas são basicamente obrigadas a fazer tudo o que o governo chinês deseja que façam em termos de compartilhamento de informações ou servindo como uma ferramenta do governo chinês ”, disse Wray ao Comitê de Segurança Interna da Câmara. “Isso é motivo suficiente para estarmos extremamente preocupados.”
O Federal Bureau of Investigation (FBI) transmitiu suas preocupações ao Comitê de Investimentos Estrangeiros dos EUA, o órgão do governo que está analisando o acordo.
A administração Biden está avaliando uma proposta para permitir que o TikTok continue a operar nos Estados Unidos sob a propriedade da controladora chinesa Byte Dance Ltd. O acordo incluiria o roteamento do tráfego de usuários dos EUA por meio de servidores mantidos pela Oracle Corp., que também auditaria algoritmos de aplicativos.
Wray se ofereceu para dar aos legisladores um briefing confidencial sobre as preocupações do FBI sobre a plataforma e o possível negócio. Ele disse que a unidade de investimento estrangeiro do FBI está fornecendo informações sobre o possível acordo por meio do processo Cfius e que espera que suas preocupações sejam levadas em consideração em qualquer acordo.
Wray disse que o FBI está preocupado com a ameaça especificamente do governo chinês e disse que suas leis estão sendo usadas como ” uma arma agressiva ” contra empresas americanas e chinesas ” para fazer o que o governo chinês quer que façam “.
Um porta-voz do TikTok não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Dois legisladores republicanos influentes escreveram em uma coluna no The Washington Post na semana passada que o TikTok deveria ser totalmente banido dos Estados Unidos . O senador da Flórida, Marco Rubio , vice-presidente do Comitê de Inteligência do Senado, e o deputado de Wisconsin, Mike Gallagher , disseram que planejam introduzir uma legislação para proibir a plataforma junto com outras ” que são efetivamente controladas pelo PCC “.
Wray se ofereceu para dar aos legisladores um briefing confidencial sobre as preocupações do FBI sobre a plataforma e o possível negócio. Ele disse que a unidade de investimento estrangeiro do escritório está fornecendo informações sobre o possível negócio por meio do processo do CFIUS e que espera que suas preocupações sejam levadas em consideração em qualquer negócio.
O Departamento de Justiça , que supervisiona as operações de contra-espionagem dos EUA, há muito tem preocupações sobre o aplicativo. A vice-procuradora-geral do departamento, Lisa Monaco, número 2, expressou em particular preocupação de que o acordo arquitetado pelo governo Biden não vá longe o suficiente para manter os dados de usuários americanos protegidos de atores chineses, informou ela.