Expectativa é de que proposta seja apresentada ao Congresso pelo governo de transição nesta quarta-feira (16)
Foto: EDILSON RODRIGUES/AGÊNCIA SENADO – 8.9.2022
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta terça-feira (15) que existe a possibilidade de a PEC do rombo ser votada na Casa na última semana de novembro. A proposta prevê a retirada do Auxílio Brasil da regra do teto de gastos para garantir a continuidade do pagamento de R$ 600 a partir de janeiro de 2023.
Segundo Pacheco, há uma expectativa de que a proposta seja apresentado nesta quarta-feira (16), após o aval do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB).
“Está prevista para amanhã [quarta-feira 16] uma reunião entre líderes que estiveram comigo na semana passada tratando desse tema. A equipe de transição, especialmente o coordenador, Geraldo Alckmin, vai apresentar o que é a proposta. Nossa expectativa é que, feito isso, possamos discutir na reunião de líderes e definir um cronograma”, disse Pacheco a jornalistas durante uma coletiva no Egito. O presidente do Congresso participa da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27).
“Eu considero absolutamente que a apreciação seja feita nas próximas semanas, tanto na CCJ, quanto no plenário”, completou. O prazo máximo para a aprovação é 17 de dezembro, com tramitação pelos plenários do Senado e da Câmara.