Você, homem, já se perguntou o porquê de não gostar dos carros elétricos? A maioria pode dizer que é pela falta do ronco do motor ou pela “falta de graça”. Mas, para um pesquisador americano, a resposta tem a ver com a masculinidade.
Mike C. Parent, pesquisador da Universidade de Austin, nos Estados Unidos, realizou uma pesquisa com 400 homens entre 18 e 85 anos. Ele queria entender a relação entre suas atitudes em relação aos carros e sua percepção como homem na sociedade. O estudo revelou que 40% dos entrevistados evitam os carros elétricos pois acham que isso afeta sua masculinidade. Confira também a lista com os 10 carros mais econômicos para 2025.
O conceito de contingência da masculinidade
Parent utilizou a abordagem de “contingência da masculinidade” para entender como ela influencia os hábitos de consumo dos homens, afetando a autoimagem. Ela traça um paralelo entre a autoestima do homem e o senso de masculinidade, que pode ser alterado pela percepção de outras pessoas sobre o que é “coisa de homem”.
Por que os homens evitam carros elétricos?
Muitos homens associam os carros elétricos a uma imagem menos agressiva. Décadas de marketing sempre ligaram carros a gasolina a potência, fumaça e manchas de óleo. Já os elétricos, por outro lado, transmitem uma imagem mais suave e, para muitos, menos masculina.
Os aspectos atrativos dos carros elétricos
Apesar de não se sentirem “homens” dirigindo carros elétricos, o pesquisador descobriu um dilema interessante. A rápida aceleração e a inovação tecnológica dos elétricos fascinam o público masculino, mesmo que esses atributos estejam associados aos carros elétricos.
Como o marketing pode mudar percepções?
Alguns fabricantes tentaram adicionar sons de motor aos seus elétricos, mas convenhamos, não enganam ninguém e podem até prejudicar a imagem desses veículos. O marketing desses carros não visa um sexo ou orientação sexual específico, mas sim quem tem dinheiro para pagar.
Apesar disso, há quem esteja tentando fazer diferente, como a Tesla com a Cybertruck. A estratégia de marketing deste veículo é ser robusta, forte e até indestrutível, algo pouco comum aos carros elétricos.
O futuro dos carros elétricos e a masculinidade
Agora, a questão é se essa abordagem realmente convenceu o público masculino. Será que a masculinidade está mudando com a evolução tecnológica ou ainda se mantém presa a imagens do passado? Resta esperar e ver como a sociedade irá definir essa questão nos próximos anos.