Depois de apresentar nos últimos meses a picape Shark, que chega em breve, e após lançar o sedã King e o SUV Song Pro, a BYD dá sequência ao ritmo acelerado de novidades no mercado brasileiro. Se os modelos citados acima são híbridos do tipo plug-in, agora a marca chinesa amplia sua gama de automóveis 100% elétricos no país.
Dessa vez, a novidade é o Yuan Pro, cujo sobrenome designa os veículos mais acessíveis da montadora. Com preço sugerido de R$ 182.800, a novidade chega com o posto de SUV elétrico mais barato do Brasil – para tal, traz baterias menores, tamanho mais compacto e abre mão de sistemas de condução semiautônoma disponíveis no Yuan Plus, utilitário esportivo a baterias consideravelmente mais caro, à venda por R$ 235.800.
Bônus: Conheça os 10 carros mais econômicos para 2.025.
Desvendando o BYD Yuan Pro
O lançamento da BYD traz um visual que, na opinião de muitos, tem mais personalidade e é mais bonito do que o design do “irmão maior” Yuan Plus. A dianteira traz faróis full-LED bem afilados que se integram com harmonia à barra com o logotipo da BYD – que, no Yuan Pro, troca o metal pelo acabamento “black piano”, preto brilhante.
Como no Song Pro, a base do para-choque dianteiro, onde fica a grade para o sistema de arrefecimento das baterias, traz uma moldura bipartida que também é exibida nas laterais, na base das portas. O capô sem muitos vincos e aspecto mais fluido dá uma cara menos de utilitário esportivo e mais urbana ao Yuan Pro.
Como é o interior do Yuan Pro?
Medindo 4,3 m de comprimento, 1,83 m de largura e 2,62 m de distância entre-eixos, o Yuan Pro é consideravelmente menor do que o Yuan Plus, mas está longe de trazer uma cabine apertada – longe disso. Nele, quatro ocupantes viajam confortavelmente, mesmo pessoas mais altas. O banco traseiro, mesmo com o assoalho plano, é mais adequado para levar dois adultos, mas três conseguem se acomodar com dignidade, caso não tenham porte tão avantajado.
Pelo menos, a BYD tratou de colocar duas portas USB, uma do tipo A e outra do tipo C, para a recarga de dispositivos móveis dos passageiros traseiros. Como em outros modelos da marca chinesa, o acabamento interno é um dos pontos altos, com materiais bonitos e agradáveis. Em nome da redução de custos, nem todas as superfícies são macias ao toque – painel e portas traseiras têm plástico rígido, mas de boa qualidade.
O Yuan Pro é seguro?
O Yuan Pro vem equipado de série com seis airbags, mais sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, cintos dianteiros com pré-tensionamento e limitação de força, monitoramento “360 graus” do entorno do veículo com câmeras e monitoramento da pressão dos pneus. Traz os itens de segurança indispensáveis na sua faixa de preço, mas, da mesma forma que o sedã King e o SUV híbrido Song Pro, o Yuan Pro carece das assistências semiautônomas à condução, como frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.
Vale mencionar que o controle de cruzeiro é do tipo convencional, que apenas mantém a velocidade estabelecida pelo condutor. Por outro lado, traz estepe, ainda que seja daquele mais fino, de uso temporário. Trata-se de um item de segurança: imagine você com um pneu furado ou rasgado à noite, em uma via sem iluminação, à espera de um guincho por não ter estepe.
Como é o desempenho e a autonomia do Yuan Pro?
O Yuan Pro não fica muito atrás do Yuan Plus em termos de desempenho. Seu motor elétrico com tração dianteira rende saudáveis 177 cv e 29,6 kgfm de torque, suficientes para acelerar de zero a 100 km/h em 7,9 segundos. Especialmente até cerca de 80 km/h, o Yuan Pro é um “foguetinho” e empolga ao volante, que tem ótima empunhadura, enquanto a direção é ágil nas mudanças de trajetória.
Quanto à autonomia, não é das maiores e é preciso ter algum planejamento em relação à recarga se você fizer uma viagem: as baterias com capacidade de 45,1 kWh proporcionam alcance de 250 km no ciclo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que sobe a 320 km na medição WLTP, europeia.
Equipamentos do BYD Yuan Pro
O Yuan Pro vem de série com volante ajustável em altura e profundidade, bancos dianteiros com ajustes elétricos, central multimídia giratória de 12,8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, bancos de couro, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, painel digital de 8,8 polegadas, controle de velocidade de cruzeiro, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar-condicionado digital de uma zona, rodas de liga leve de 17 polegadas, carregamento de celular por indução, sensor crepuscular, câmeras “360 graus” de alta resolução, conexão 4G dedicada com roteamento, GPS integrado, chave presencial, abertura das portas via celular ou cartão NFC e faróis e lanternas de LEDs.
O utilitário esportivo elétrico Yuan Pro é mais um produto da BYD a combinar preço competitivo com bom desempenho, acabamento interno caprichado e extensa lista de equipamentos de série. Como o sedã King e o SUV híbrido Song Pro, destaca-se pelo bom acerto de suspensão, que prioriza o conforto, mas não deixa o carro “molenga” demais. Além disso, seu design é bonito. Por outro lado, traz autonomia limitada, não tem nenhuma assistência à condução e seu porta-malas de 265 litros é pequeno. São concessões aceitáveis para ser, na data de publicação desta reportagem, o SUV elétrico mais barato do Brasil.