Após cinco meses de estiagem, pode chover em Belo Horizonte neste domingo (22 de setembro), segundo a Defesa Civil da capital mineira. O órgão informou que a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva, raios e rajadas de vento ocasionais.
A temperatura mínima prevista é de 17°C. Já a máxima não deve passar de 30ºC. A umidade relativa do ar permanece baixa, em torno de 35% à tarde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é a partir de 60%.
Possibilidade de Chuva no Sábado
A Defesa Civil de Belo Horizonte também não descarta a possibilidade de chuva neste sábado (21 de setembro). Conforme o órgão, até o fim do dia há a possibilidade de chuva com trovoadas ocasionais.
Quais são as recomendações da Defesa Civil?
Devido às condições climáticas, a Defesa Civil faz recomendações para minimizar os impactos da seca e as possíveis chuvas. Abaixo, seguem algumas dicas importantes:
- Hidrate-se durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas. Evite frituras;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios, procure um especialista;
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
Impacto da Umidade Baixa na Saúde
A umidade relativa do ar baixa, em torno de 35%, é inferior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 60%. Esse fator pode causar diversos problemas de saúde, como ressecamento das mucosas, problemas respiratórios e irritações na pele.
Como se proteger?
Para se proteger, além de seguir as recomendações da Defesa Civil, é importante:
- Beber bastante água;
- Evitar locais secos e mal ventilados;
- Usar soro fisiológico nos olhos e narinas, se necessário;
- Manter umidificadores no ambiente, principalmente durante a noite.
Seguindo essas dicas, é possível minimizar os impactos da seca e estar melhor preparado para a possível mudança climática que se aproxima.