A Tim informou que vai desligar cerca de 4,7 mil torres de transmissão da Oi, adquiridas na compra dos serviços de telefonia da companhia. Outras 2,5 mil serão mantidas. Parte desses ativos deverá ser vendida, como condição imposta pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
As torres desativadas estão em uma área de sobreposição, isto é, localizadas próximas aos espaços onde as torres de transmissão da Tim estão instaladas, tornando-se, assim, obsoletas, explicou a operadora nesta terça-feira, 8, durante teleconferência para apresentação dos resultados do terceiro trimestre fiscal.
O equipamento não pertence à TIM, e sim às “torreiras”, que são as gestoras de torres. Portanto, o descomissionamento das torres significa a finalização dos contratos com as torreiras.
A Tim também vai desativar os clientes inativos que recebeu da Oi Móvel; no entanto, não foi divulgado o número de linhas a serem desligadas. A Vivo, que também comprou parte da Oi, já anunciou o desligamento de 3 milhões de usuários inativos. O número equivale a 25% do total de 12 milhões de clientes recebidos pela companhia telefônica.
Os cortes devem seguir os critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Telecomunicações. Dessa forma, serão desativados os usuários que não fazem ou recebem chamadas, não realizam recargas e/ou não realizam o pagamento do plano.