A Polícia Federal começou a investigar o incêndio que ocorreu no Parque Nacional de Brasília. A informação foi confirmada por fontes policiais ao Correio. O incêndio, que teve início no domingo às 11h20 na Granja do Torno e se alastrou para o parque, possui indícios de ser criminoso.
De acordo com dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o fogo já havia atingido 1,2 mil hectares de área até o último balanço feito. O Distrito Federal enfrenta a terceira pior seca de sua história, com 146 dias sem chuvas até esta segunda-feira. Durante o combate ao incêndio, dois militares do Corpo de Bombeiros foram feridos e encaminhados ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
As operações de combate ao incêndio envolveram um grande esforço conjunto, com 20 brigadistas do ICMBio, 30 militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) e cinco brigadistas do Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Inicialmente, o combate contou com o apoio de sete viaturas, duas aeronaves e um drone para monitorar as áreas afetadas.
Quais São os Impactos do Incêndio?
Além de destruir uma vasta área de vegetação, o incêndio afeta diretamente a qualidade do ar em Brasília, com fuligem e fumaça que agravam doenças respiratórias, especialmente devido à baixa umidade do período de estiagem. A população é orientada a evitar atividades ao ar livre e a tomar medidas para minimizar a exposição ao ar poluído.
O Que Pode Ser Feito para Prevenir Incêndios Florestais?
O presidente do Ibram, Rôney Nemer, enfatiza que a prevenção de incêndios florestais é fundamental. Ele destaca a importância de preparar o terreno com antecedência, fazendo aceiros e garantindo que os equipamentos adequados estejam disponíveis. Desde agosto, o Ibram tem contratado brigadistas temporários para atuar na prevenção e equipar os profissionais adequadamente.
O governador Ibaneis Rocha pediu a colaboração de todos para evitar incêndios. Ele ressaltou a necessidade de não descartar materiais de forma irregular e de evitar a queima de folhas secas e entulho. A conscientização pública sobre os perigos e as técnicas de prevenção é crucial para evitar novos incidentes.
Contratação de Brigadistas
Para garantir uma prevenção contínua, Nemer defende a terceirização dos serviços de combate a incêndios com uma empresa especializada. Isso permitiria que os brigadistas atuassem durante todo o ano, e não apenas no período seco. A estruturação de um combate mais eficiente aos incêndios florestais pode reduzir significativamente os danos ao meio ambiente e à saúde pública.
Criado em 29 de novembro de 1961, o Parque Nacional de Brasília possui uma área de 42.389,01 hectares, abrange diversas regiões administrativas e o município de Padre Bernardo, em Goiás. A principal função da unidade de conservação é proteger os rios que fornecem água potável para a capital federal e preservar a vegetação nativa.