Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito no segundo turno das eleições no último domingo (30), liderou os votos no grupo de cidades de até 200 mil habitantes. Já o seu adversário, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), foi o mais votado, em média, entre as cidades mais populosas do Brasil.
Um levantamento feito pela CNN mostra que Lula obteve um desempenho melhor nas cidades de pequeno e médio porte. Nos municípios com menos de 10 mil habitantes, o presidente eleito conquistou cerca de 4,8 milhões de votos, contra 3,6 milhões obtidos por Bolsonaro.
Nas cidades em que a população varia entre 10 e 200 mil, Lula acumulou mais de 29,6 milhões de votos, e o atual presidente, 25,6 milhões.
Já nas cidades com mais de 200 mil habitantes, Bolsonaro foi o mais votado, no geral. Em munícipios com população entre 200 mil e 500 mil habitantes, o atual presidente obteve cerca de 9,6 milhões de votos e Lula, 7,7 milhões.
Nas cidades maiores, com mais de 500 mil habitantes, Bolsonaro registrou 19,1 milhões votos, enquanto o presidente eleito cerca de 18 milhões. Apesar disso, Lula ganhou na cidade mais populosa do Brasil, São Paulo, com 53,54% dos votos, contra 46,46% de Bolsonaro.
O levantamento foi feito com dados cruzados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Veja a votação para presidente por população do municípios:
Créditos: CNN.