Créditos: depositphotos.com / TarasMalyarevich
Manter uma rotina de cuidados diários, como o uso de protetor solar, hidratação constante e uma alimentação balanceada, sempre foram práticas recomendadas para a boa manutenção da saúde e da aparência. Agora, uma nova pesquisa sugere que o consumo de chá também pode desempenhar um papel significativo nesse processo.
Um estudo recente realizado pela Universidade de Sichuan, na China, e publicado na revista The Lancet Regional Health — Western Pacific, investigou os benefícios do chá na longevidade. Os resultados são animadores para aqueles que buscam envelhecer de forma mais lenta e saudável.
Chá pode retardar o processo de envelhecimento, diz estudo
Baseado em dados de cerca de 14 mil participantes com idades entre 30 e 79 anos, o estudo avaliou o impacto do consumo diário de chá na longevidade. Os participantes foram monitorados durante um período de acompanhamento que variou de dois a quatro anos, permitindo aos pesquisadores identificar padrões e correlacioná-los com o envelhecimento biológico.
Os cientistas descobriram que aqueles que consumiam cerca de três xícaras de chá por dia, ou aproximadamente 6 a 8 gramas de folhas de chá, apresentavam sinais de envelhecimento biológico reduzidos.
Por que o chá ajuda a envelhecer mais devagar?
A pesquisa destacou a necessidade de mais estudos para identificar precisamente quais componentes do chá são responsáveis por esses efeitos antienvelhecimento. A nutricionista Ingrid Albuquerque, de Brasília, contribuiu para a discussão esclarecendo que o chá é rico em nutrientes com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
De acordo com Ingrid, cada tipo de planta usada para fazer chá possui um perfil nutricional único, com pelo menos uma propriedade benéfica para a saúde. Os compostos fenólicos presentes no chá são conhecidos por suas capacidades de combater a inflamação e neutralizar radicais livres, que são moléculas que danificam as células e aceleram o envelhecimento.
Benefícios do chá para a longevidade
Os compostos fenólicos presentes no chá podem proporcionar diversos benefícios, tais como:
- Redução da inflamação;
- Neutralização de radicais livres;
- Estimulação da regeneração celular;
- Melhora da circulação sanguínea.
Além desses benefícios, Ingrid Albuquerque aponta que o chá também contribui para a hidratação do corpo. “A água utilizada na preparação do chá ajuda a hidratar todas as células do corpo, melhorando o aspecto da pele e otimizando o metabolismo”, explica a nutricionista.
Em resumo, incluir o chá na sua rotina diária pode ser um passo importante para quem deseja não apenas retardar o envelhecimento, mas também melhorar a saúde de maneira geral. Se você está em busca de mais dicas sobre saúde e longevidade, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram e fique por dentro das novidades.