Créditos: depositphotos.com / [email protected]
Na madrugada de sábado (31), mais de uma dezena de políticos brasileiros utilizaram o X, rede social do bilionário Elon Musk, para fazer postagens, mesmo após a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para bloquear o acesso à rede no Brasil. A decisão do STF inclui uma multa de R$ 50 mil para quem usasse a plataforma, mas isso não impediu senadores e deputados de fazerem publicações críticas à determinação.
Entre os políticos que desafiaram a ordem estão os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Eduardo Girão (Novo-CE) e Jorge Seif (PL-SC), além dos deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Marcel Van Hattem (Novo-RS). Outros parlamentares afirmaram que suas postagens foram feitas fora do país, tentando escapar da penalização.
Proibição do X: O Que Está Acontecendo?
O bloqueio do X foi determinado pelo STF após a empresa falhar em pagar multas e não indicar um representante legal no Brasil. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a notificação sobre a decisão foi feita a todos os provedores no último fim de semana. No entanto, pode levar até cinco dias para que a rede social seja completamente desativada em todo o território nacional, o que deve ocorrer até quarta-feira (4).
A Primeira Turma do STF decidiu, por unanimidade, manter o X bloqueado até que as exigências sejam cumpridas. Isso gerou uma reação imediata de alguns políticos, que passaram a usar a rede para criticar a decisão.
Quem São os Políticos que Desafiaram a Decisão?
Entre os deputados e senadores que postaram no X, Marcel Van Hattem se destacou ao usar uma montagem com o rosto de Moraes, chamando o ministro de “ditador”. Em outra publicação, Van Hattem comemorou o fato de que Elon Musk havia retuitado uma de suas postagens.
Já o deputado Nikolas Ferreira fez duas postagens em inglês no sábado, compartilhadas no Instagram. Em uma delas, comparou Moraes com “Voldemort”, o vilão da saga Harry Potter, afirmando que a “tirania do ditador Voldemort não prevalecerá”.
- Flávio Bolsonaro (PL-RJ): criticou Moraes, chamando-o de “câncer da democracia brasileira”.
- Gustavo Gayer (PL-GO): ironizou o aumento de atividade no X após a decisão do STF.
- Professor Mateus (Novo-MG): afirmou que a censura não pode ser admitida em hipótese alguma.
Por Que Eles Continuam Usando o X?
Alguns políticos argumentaram que suas postagens estavam programadas ou foram feitas por correspondentes internacionais. Outros, como Sergio Moro (União-PR), justificaram que têm “imunidade material por opiniões, palavras e votos”. Moro, que disse estar sendo ajudado por um amigo nos Estados Unidos, replicou suas postagens no Instagram, afirmando que continuará a expressar suas opiniões.
Já a deputada Carla Zambelli (PL-SP) utilizou o X para criticar um dos candidatos em um debate municipal em São Paulo, e o governador de Santa Catarina, Jorginho Melo (PL), postou sobre o turismo no estado.
Qual o Futuro da Rede Social X no Brasil?
O bloqueio imposto pelo STF gerou uma onda de desobediência e críticas por parte de vários políticos, mas é incerto se a medida será mantida a longo prazo. A decisão de Moraes visa pressionar a empresa de Elon Musk a regularizar sua situação no país. Contudo, a resistência de alguns parlamentares indica que a questão está longe de ser resolvida.
Enquanto alguns, como Guilherme Boulos (Psol-SP), tiveram suas postagens removidas, outros continuam a desafiar a decisão judicial, apelando para correspondentes internacionais ou softwares que burlam o bloqueio. A situação ainda está em desenvolvimento, e novos desdobramentos são esperados.
Vamos acompanhar de perto esta história e como os políticos e a plataforma X de Elon Musk vão reagir nos próximos dias.