Votação pela alta de 0,75 ponto percentual foi unânime, com todos os 12 votantes do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) favoráveis a tal elevação
O Federal Reserve (Fed), o banco central americano, elevou sua taxa de juros de referência em 0,75 ponto percentual, pela quarta vez no mesmo ritmo, para o intervalo de 3,75% e 4% ao ano, conforme foi apresentado em comunicado divulgado pela autoridade monetária nesta quarta-feira (2).
A votação pela alta de 0,75 ponto percentual foi unânime, com todos os 12 votantes do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) favoráveis a tal elevação. Em relação à determinação do ritmo de aumentos futuros, o comunicado mostrou que o Fomc levará em conta o aperto acumulado da política monetária até então, as defasagens com que a política monetária afeta a atividade econômica e a inflação, além da evolução econômico-financeira.
“O Comitê estaria preparado para ajustar a orientação de sua política monetária conforme apropriado caso surjam riscos que possam impedir a consecução de suas metas”, diz trecho do documento.
As avaliações do Fomc devem levar em conta uma ampla gama de informações, incluindo leituras sobre saúde pública, condições do mercado de trabalho, pressões inflacionárias e expectativas de inflação e desenvolvimentos financeiros e internacionais, disse o Fed.