O quarto dia de competições das Paralimpíadas de Paris 2024 chegou ao fim, e trouxe grandes conquistas para o Brasil. Os atletas brasileiros obtiveram suas primeiras medalhas e mostraram desempenhos notáveis em diversas modalidades. Vamos conferir os principais destaques!
Entre os grandes momentos do dia, tivemos medalhas no tiro esportivo, na natação, no atletismo, e muito mais. O desempenho dos atletas brasileiros mantém o país em posição de destaque no quadro de medalhas.
Alexandre Galgani e a Medalha de Prata no Tiro Esportivo
Alexandre Galgani brilhou ao conquistar a medalha de prata no tiro esportivo, especificamente na prova R5 Carabina de Ar – 10 m deitado na classe SH2. Este feito marca a primeira vez que o Brasil sobe ao pódio nesta modalidade na história dos Jogos Paralímpicos. Galgani necessitou de suporte para a arma devido às suas limitações físicas, tornando sua conquista ainda mais impressionante.
Quais Foram os Destques da Natação Brasileira?
A natação foi uma das modalidades em que o Brasil brilhou intensamente. Lídia Cruz conquistou a medalha de bronze nos 150m medley classe SM4, quebrando o recorde das Américas com o tempo de 2min57s16. Não satisfeita em ganhar apenas uma medalha, Lídia adicionou esta conquista ao seu vasto currículo em Paris 2024.
- O revezamento 4x100m livre classe S14 também trouxe bronze para o Brasil, com um novo recorde das Américas de 3min47s49.
- Gabriel Araújo quebrou o recorde mundial na final dos 150m medley SM2, embora tenha terminado em quarto lugar com o tempo de 3min14s02.
Mesmo fora do pódio, Phelipe Rodrigues e Laila Abate mostraram desempenho digno nos 100m livre S10 e 100m peito SB5, respectivamente.
Atletismo: Mais Conquistas e Emoções
No atletismo, André Rocha tornou-se um destaque ao conquistar a medalha de bronze no lançamento de disco classe F52, com uma marca de 19,48m. André, que já é bicampeão mundial, celebrou sua primeira medalha em Paralimpíadas.
Verônica Hipólito, mesmo não subindo ao pódio, causou impacto ao finalizar em 7º lugar nos 200m classe T36, com um tempo de 31s03, e fez um desabafo emocionante após a prova. Já Alan Fonteles e Vinícius Rodrigues se classificaram para finais importantes, enquanto Matheus Lima e Ariosvaldo Silva mostraram um bom desempenho em suas competições.
Outros Resultados Marcantes
- No vôlei sentado, a seleção masculina perdeu para o Irã, mas ainda tem chances de avançar nas Paralimpíadas.
- Evani Calado na bocha e Cláudia dos Santos no remo, apesar de não ganharem medalhas, mostraram um espírito competitivo admirável.
- No tênis de cadeira de rodas, Leandro Pena e Ymanitu Silva disputarão o bronze.
- A seleção brasileira de futebol de cegos teve uma estreia vitoriosa contra a Turquia, com destaque para Raimundo Nonato Alves e Jefinho.
Quadro de Medalhas: Como Está o Desempenho do Brasil?
Atualmente, o Brasil ocupa a 4ª posição no quadro de medalhas, com um total de 26 medalhas, sendo 8 ouros, 4 pratas e 14 bronzes. A China lidera, seguida pela Grã-Bretanha e Estados Unidos.
- 1º – China: 30 ouros, 26 pratas, 11 bronzes (total: 67)
- 2º – Grã-Bretanha: 23 ouros, 12 pratas, 8 bronzes (total: 43)
- 3º – Estados Unidos: 8 ouros, 10 pratas, 8 bronzes (total: 26)
- 4º – Brasil: 8 ouros, 4 pratas, 14 bronzes (total: 26)
- 5º – França: 6 ouros, 9 pratas, 10 bronzes (total: 25)
Com performances tão inspiradoras, os atletas brasileiros continuam a nos encher de orgulho nas Paralimpíadas de Paris 2024. Fique atento para mais atualizações e torça pelos nossos heróis!