O CEO do Instituto AtlasIntel, Andrei Roman, pediu desculpas após o resultado da eleição presidencial ter apresentado divergência em relação aos números apresentados pelo instituto antes do 2º turno.
Levantamento publicado na véspera da eleição mostrava vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas com vantagem maior do que a verificada nas urnas.
“AtlasIntel oferece desculpas pelo erro de previsão da eleição presidencial. O desempenho do Jair Bolsonaro foi subestimado em 2,5pp. Destacamos que nossas pesquisas acertaram dentro da margem: AL, BA, MG, SP, RJ. 5/7 estados onde divulgamos pesquisas de véspera”, disse Roman em seu perfil no Twitter.
A última pesquisa divulgada pelo Atlas, no sábado (29), apontou Lula com 52,4% das intenções de voto contra 46,6% de Jair Bolsonaro (PL). As urnas deram um resultado mais apertado, com vitória do petista por 50,9% a 49,1% dos votos válidos. A diferença entre Lula e Bolsonaro foi de apenas 2,1 milhões de votos – a menor da história.