Foto: Reprodução/Redes sociais.
Brasileiros na Europa enfrentaram longas filas nos locais de votação de segundo turno deste domingo, 30. Relatos nas redes sociais mostram o congestionamento de eleitores nas maiores cidades dos países da União Europeia (UE), onde a votação começou às 4h do horário de Brasília.
Em Portugal, Lisboa é a cidade com maior quantidade de brasileiros aptos a votar, com 45,2 mil eleitores, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por lá, as filas começaram a se formar até duas horas antes da votação ter iniciado.
Na Alemanha, houve formação de filas, sobretudo na capital Berlim, onde o tempo de espera para votar no cargo de presidente da República foi menor que o observado no primeiro turno devido à melhor organização.
Eleitores brasileiros de outros países da Europa, como França, Suíça e Irlanda, também enfrentaram congestionamento em diversas ruas. Segundo relatos divulgados no Twitter, as filas para votação deste segundo pleito estão maiores que no primeiro turno.
O Código Eleitoral prevê como condição para a criação de mesas de votação no exterior o número mínimo de 30 eleitores. As missões diplomáticas ou repartições consulares devem informar aos brasileiros votantes no exterior o horário e o local da votação.
De acordo com os dados do Ministério das Relações Exteriores, as mulheres são maioria do eleitorado no exterior, com 58%. A maior parte dos eleitores tem entre 35 e 44 anos. A responsabilidade pela votação de brasileiros no exterior é do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), com apoio de consulados e missões diplomáticas nos respectivos países.
Créditos: Revista Oeste.