Foto: REPRODUÇÃO/REUTERS.
O Kremlin apagou vídeos em que o presidente russo, Vladmir Putin, aparece com uma marca profunda na mão, tentando segurar o braço de um soldado durante uma visita a um campo de treinamento para reservistas, na semana passada, na região de Ryazan.
Mesmo após a agência estatal russa de notícias RIA ter apagado os vídeos, pouco tempo depois as imagens passaram a circular nas redes sociais. A notícia foi veiculada inicialmente na imprensa ucraniana e replicada por outros veículos estrangeiros.
Uma das suspeitas sobre a marca que aparece na mão de Putin é a de que ele teria tido que inserir um cateter de acesso venoso naquela região, em razão de tratamento médico.
As imagens reforçam os rumores de que o líder russo estaria tratando uma doença. Há muito tempo existe a especulação de que Putin teria um câncer de tireoide ou até mesmo um diagnóstico de Parkinson.
Chama atenção o fato de que, em eventos públicos, Putin sempre aparece cercado por uma comitiva de médicos. O governo russo nega todas as especulações acerca da saúde do presidente.
Em abril deste ano, poucas semanas após a Rússia ter invadido a Ucrânia, um vídeo em que Putin aparece agarrando a quina de uma mesa, durante um encontro com o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, também chamou a atenção do público.
Nas imagens, o presidente russo parece ter que fazer força para se equilibrar na cadeira. Além disso, a forma como ele se apoia na poltrona e a expressão facial dele já atraíram atenção na época.
Créditos: Portal R7.