foto: NASA
Recentemente, a NASA e a Boeing têm enfrentado desafios para definir como os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore voltarão da Estação Espacial Internacional (ISS) à Terra. Em casos emergenciais, há um problema adicional: os trajes espaciais da Starliner não se adaptam à nave Dragon, da SpaceX, deixando a NASA com decisões difíceis.
A NASA assegura que a espaçonave Starliner é segura para a viagem de retorno em casos de emergência. No entanto, se a dupla precisar usar a nave da SpaceX, eles teriam que fazer a viagem sem trajes espaciais. Esses trajes são essenciais para proteger os astronautas em emergências, como perda de pressão da cabine.
Incompatibilidade dos Trajes Espaciais da Starliner e Dragon
Os trajes intraveiculares são vitais para a segurança interior dos veículos espaciais. A proteção contra uma perda de pressão na cabine é crucial. No entanto, a incompatibilidade dos trajes entre as espaçonaves Boeing Starliner e SpaceX Dragon complicou a possível solução de emergência. Essas diferenças vêm desde o início do programa Commercial Crew, da NASA.
Por Que a NASA Permitiu Trajes Diferentes?
A NASA deu liberdade para a Boeing e a SpaceX inovarem nos projetos dos trajes, desde que cumprissem os requisitos básicos da agência espacial. Entretanto, a agência não exigiu que os trajes fossem intercambiáveis. Essa abordagem foi tomada para aumentar as opções no caso de problemas com um dos veículos espaçiais.
Quais São as Opções para o Retorno?
Entre as alternativas, uma delas é utilizar a missão Crew-9, da SpaceX. Essa missão poderia ser enviada à ISS com apenas dois astronautas ao invés de quatro, deixando espaço para Williams e Wilmore. Além disso, trajes espaciais extras poderiam ser enviados para a dupla usar durante o retorno programado para fevereiro de 2025.
O Que Está em Jogo?
Há várias questões em jogo neste dilema:
- Segurança: Sem trajes durante o retorno, a segurança dos astronautas estaria comprometida.
- Custo: Decisões logísticas e financeiras sobre o envio de trajes adicionais.
- Flexibilidade: Maior flexibilidade seria possível se os trajes fossem intercambiáveis desde o início.
Como a NASA Pensa em Resolver?
A solução mais viável parece ser o envio de trajes espaciais adicionais junto com a missão Crew-9. Essa alternativa ainda está sendo analisada pelas equipes da NASA, Boeing e SpaceX.
Enquanto isso, a NASA continua monitorando e planejando todas as possíveis soluções para garantir que seus astronautas possam retornar à Terra em segurança. O objetivo é sempre minimizar os riscos e superar os desafios com criatividade e inovação, como é típico das missões espaciais.