foto: reprodução
A espanhola María Branyas Morera, reconhecida como a pessoa mais velha do mundo pelo Guinness World Records, morreu aos 117 anos. A informação foi divulgada por sua família nesta terça-feira, 20 de agosto de 2024.
“Maria Branyas nos deixou. Ela morreu como desejava: dormindo, em paz e sem dor”, escreveu sua família na conta oficial no X, antigo Twitter. A notícia gerou comoção nas redes sociais, onde muitas pessoas enviaram mensagens de condolências.
Recorde Mundial de Longevidade
María Branyas se tornou a pessoa mais velha do mundo em janeiro de 2023, após a morte da freira francesa Lucile Randon, que tinha 118 anos. Ao longo de sua vida, María testemunhou eventos históricos significativos, como a Guerra Civil Espanhola, as duas Guerras Mundiais, a pandemia de gripe de 1918 e a pandemia de Covid-19, da qual se recuperou aos 113 anos.
Quem Era María Branyas Morera?
María Branyas nasceu em 4 de março de 1907 na Califórnia, Estados Unidos. Aos oito anos, ela se mudou com sua família para a Catalunha, no noroeste da Espanha. Desde então, permaneceu na região, vivendo seus últimos 20 anos na casa de repouso Santa Maria del Tura, na cidade de Olot.
Como foi a Vida de María Branyas?
Branyas viveu uma vida cheia de eventos cruciais e superou grandes desafios. Ela deixou três filhos, 11 netos e 13 bisnetos, que a acompanhavam de perto. Em uma de suas últimas mensagens publicadas no X, a espanhola enfatizou que estava se sentindo fraca e pediu para que ninguém chorasse por ela, reiterando que estava em paz. “A hora está chegando. Não chore, eu não gosto de lágrimas. E acima de tudo não sofra por mim. Você me conhece, onde quer que eu vá serei feliz, pois de alguma forma sempre levarei você comigo”, escreveu.
Quem é Agora a Pessoa Mais Velha do Mundo?
Com a morte de María Branyas, o título de pessoa mais velha do mundo passou para a japonesa Tomiko Itooka, que tem 116 anos, de acordo com o US Gerontology Research Group (GRG), associação baseada na Universidade da Califórnia. Tomiko, assim como María, viveu através de eventos históricos notáveis e contribuiu significativamente para o entendimento da longevidade humana.
Marcos Importantes na Vida de María Branyas
- Vivenciou a Guerra Civil Espanhola
- Testemunhou ambas as Guerras Mundiais
- Sobreviveu à pandemia de gripe de 1918
- Recuperou-se da Covid-19 aos 113 anos
Legado e Família
María Branyas deixa um legado de resiliência e perseverança. Sua vida foi marcada por inúmeras adversidades e triunfos. Sua família, composta por três filhos, 11 netos e 13 bisnetos, continuará a lembrar com carinho da matriarca que viveu uma vida plena e significativa. A longevidade de María é um testemunho não apenas de sua força interna, mas também do suporte familiar constante que recebeu ao longo dos anos.
Com a partida de María Branyas, chegamos ao fim de uma era. No entanto, seu espírito e memórias continuarão a inspirar muitas gerações futuras.