Quem nunca acordou de madrugada porque algum carro da rua ou do estacionamento do seu prédio disparou o alarme do nada? Essa situação desagradável foi dezenas de vezes pior para alguns moradores de São Francisco, nos EUA. Em vez de alarmes, eram carros autônomos que decidiram fazer uma sinfonia de buzinas às quatro horas da manhã.
A cena foi gravada por Randol White, que flagrou uma série de carros autônomos da Waymo, empresa de robotáxis da Alphabet (a dona do Google), tentando estacionar, enquanto buzinavam uns para os outros. Segundo White, a cena teria sido cômica se não fosse no meio da noite.
Problemas com o software dos robotáxis da Waymo
O estacionamento em questão fica ao lado de prédios residenciais e foi alugado pela empresa para guardar seus veículos enquanto não estão operantes. No vídeo, podemos ver que os carros parecem um tanto confusos ao tentar encontrar uma vaga e, para piorar, iniciam um ‘buzinaço’.
Imagine ser acordado às 4 da manhã por carros buzinando uns para os outros. É o que alguns residentes de São Francisco têm enfrentado por semanas, como se pode ouvir neste vídeo que mostra os Waymos buzinando e piscando os faróis em um estacionamento fora dos condomínios.
O que causou o ‘buzinaço’ dos robotáxis da Waymo?
De acordo com a Waymo, o erro deve-se a um novo software, que faz o carro buzinar ao ver que outro veículo está se aproximando, com intuito de evitar uma colisão.
“Recentemente, introduzimos um recurso útil para ajudar a evitar colisões em baixa velocidade, buzinando se outros carros se aproximarem demais enquanto dão ré em nossa direção,” disse a empresa em comunicado. “Tem funcionado muito bem na cidade, mas não prevíamos que isso aconteceria com tanta frequência em nossos próprios estacionamentos.”
Como a Waymo resolveu o problema dos robotáxis buzinando?
O vídeo em questão foi gravado no sábado passado, mas os moradores disseram que isso já vinha acontecendo há algum tempo. O pior é que, embora também ouvissem o barulho em outros horários, por volta das quatro da manhã é quando ele atingia seu pico.
Felizmente, o problema parece estar resolvido. Na última terça-feira, a Waymo emitiu um comunicado dizendo que atualizou o software dos carros para diminuírem o barulho e não atrapalharem a vizinhança.
A solução parece ter dado certo. “Devo observar que parece que a Waymo resolveu o problema,” disse White ao jornal USA Today. O vizinho do estacionamento ainda disse que conseguiu ter uma noite de sono agradável no último dia 15, sem nenhum barulho de buzina.