Um grupo de jovens foi preso em três cidades de Santa Catarina sob acusação de neonazismo. Na casa dos suspeitos foram achados símbolos ligados ao nazismo além de armas, munições e uma impressora 3D. A operação da Polícia Civil foi deflagrada na última quinta-feira (20) e revelada com exclusividade pelo Fantástico no domingo (23).
A investigação começou em abril após a prisão de um homem de 20 anos por tráfico de drogas. Com ele foram encontradas bandeiras ligadas ao nazismo e em seu computador vídeos que mostram ações do grupo alvo da operação.
Em um dos vídeos, os membros investigados aparecem quebrando uma televisão. No centro da tela está colada uma caricatura usada para depreciar judeus.
— Nesses encontros eles se diziam a nova SS de Santa Catarina. Eles realmente idolatravam esse grupo da época do nazismo — conta o delegado responsável pela investigação Arthur Lopes.
SS é a abreviação de Schutzstaffel, esquadrão mais leal a Adolph Hitler e um dos pilares do nazismo.
As prisões dos suspeitos ocorreram em Florianópolis, Joinville e São José. Entre os presos estão estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As idades dos jovens variam de 20 a 29 anos.
A Polícia Civil investiga outras células nazistas aqui no Estado. Eu