Foto: Reprodução/Inteligência artificial mostra rosto de Jesus a partir do Santo Sudário.
Recentemente, a comunidade científica e religiosa foi surpreendida por uma tentativa intrigante de recriar o rosto de Maria, mãe de Jesus. O responsável por essa audaciosa empreitada foi Átila Soares da Costa Filho, professor da PUC-RJ, que decidiu unir antropologia, tecnologia e arte para dar vida a essa ideia. O projeto despertou tanto curiosidade quanto debates sobre a precisão e a interseção entre ciência e fé.
A criação do retrato de Maria foi baseada no sudário, o pano que supostamente cobriu o rosto de Jesus ao ser sepultado. Para isso, Átila utilizou recursos avançados de Inteligência Artificial, somados a conhecimentos artísticos e científicas em antropologia. O objetivo era criar uma representação fiel de uma mulher que viveu na mesma região e época que Maria.
Rosto da Virgem Maria
A proposta de Átila Soares foi meticulosamente pensada. Ele fez questão de incluir detalhes que, segundo ele, seriam característicos de uma mulher daquela época. “Resolvi também presentear uma Maria maquiada, pois algumas das maiores heroínas da Bíblia eram conhecidas por prestarem atenção especial à sua bela aparência”, disse o professor em entrevista.
Átila ressaltou que a maquiagem era um artifício utilizado pelas mulheres na época de Jesus. Um dos principais itens de beleza, segundo ele, era o batom vermelho, usado para evitar que os lábios ficassem ressecados. A reconstrução de Maria com maquiagem gerou ainda mais discussão e reflexões sobre a representação de figuras históricas.
Quem é Átila Soares da Costa Filho
Graduado em Direito Industrial-Comunicação Visual pela PUC-RJ, Átila Soares da Costa Filho também possui pós-graduação em diversas áreas como História da Arte, Filosofia, Sociologia, História, Igreja Medieval, Antropologia, Arqueologia e Patrimônio. Com um currículo vasto e diversificado, ele é reconhecido por seu interesse nas obras de Leonardo Da Vinci e pela sua capacidade de unir diferentes áreas do conhecimento em suas pesquisas.
Átila é conhecido por ser um estudioso minucioso e apaixonado pelo que faz. Seu interesse por figuras históricas levou a essa tentativa inovadora de recriar o rosto de Maria, o que resultou em uma combinação de técnicas modernas e estudos tradicionais.
Maquiagem em Maria
A ideia de criar uma Maria maquiada pode parecer surpreendente à primeira vista, mas, segundo Átila, faz sentido quando se considera o contexto histórico e cultural da época. Muitas mulheres da região onde Maria viveu utilizavam maquiagem, não apenas por vaidade, mas também por razões práticas, como a proteção da pele e dos lábios. O uso de batom vermelho, por exemplo, era comum para evitar o ressecamento.
- História da Maquiagem na Antiguidade
- Estudos Antropológicos sobre a Maquiagem
- Interseção entre Arte e Tecnologia
Repercussão
A recepção a essa tentativa de recriar o rosto de Maria foi mista. Alguns aplaudiram a inovação e a abordagem multidisciplinar de Átila Soares. Outros questionaram a precisão científica e a necessidade de tal projeto. No entanto, não há como negar que a iniciativa trouxe à tona discussões valiosas sobre a maneira como percebemos figuras históricas e religiosas.
Até o fechamento desta matéria, a Brasil Paralelo tentou, sem sucesso, obter mais comentários de Átila Soares. O debate continua, e a curiosidade em torno do verdadeiro rosto de Maria permanece. Enquanto isso, o retrato criado continua a ser um ponto de reflexão sobre os avanços tecnológicos e suas implicações na interpretação do passado.
Confira abaixo os retratos de como seria o rosto de Maria em diferentes fases da vida, conforme idealizados por Átila Soares:
- Maria aos 5 anos – Créditos Átila Soares
- Virgem Maria Adolescente – Créditos Átila Soares
- Maria com aproximadamente 11 anos – Créditos Átila Soares
- Maria com 33 anos – Créditos Átila Soares
A trajetória de Átila Soares da Costa Filho e seu trabalho inovador destacam a importância de se aventurar em novas áreas do conhecimento. Combinando tecnologia e ciência, ele conseguiu oferecer uma nova perspectiva sobre figuras históricas e religiosas. No entanto, a precisão e a necessidade de tais representações ainda geram debates e questionamentos válidos.
A criação do rosto de Maria é mais um passo na busca incessante do ser humano por respostas e compreensão. E, independentemente das críticas, a dedicação e a inovação presentes neste projeto merecem reconhecimento.