Nesta quinta-feira (20), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou que deve convidar os advogados das campanhas de Bolsonaro (PL) e de Lula (PT) para pedir “mais civilidade” nas redes sociais.
“Aqui estão presentes os advogados dos dois candidatos a presidente da República e, já adianto, serão convidados para uma reunião hoje para tratar desse assunto [combate a fake news], para que possamos trazer mais civilidade à campanha, ao segundo turno, principalmente nas redes sociais”, afirmou o ministro do TSE.
De acordo com Alexandre de Moraes, houve aumento na disseminação de fake news nas redes sociais na comparação entre o 1º turno e o 2º turno deste ano.
“A partir do segundo, turno houve um aumento não só das notícias fraudulentas, mas da agressividade dessas notícias, que leva a uma corrosão da democracia, o que pede um procedimento mais célere em relação à desinformação”, disse.
Houve um aumento de 1.671% nos casos de desinformação em relação à campanha de 2020, de acordo com o magistrado.
“Houve todo um planejamento, todo um combate, com absoluto êxito no primeiro turno, e que nesse segundo turno, principalmente nessa reta final, será aprimorado”, afirmou Moraes.
Gazeta Brasil