Durante a abertura do 20º Congresso do Partido Comunista da China, o líder chinês Xi Jinping (foto) disse nominalmente neste domingo (16) que o país pretende controlar a ilha autônoma de Taiwan assim como foi feito em Hong Kong. Ele também admitiu a possibilidade do uso da força para o objetivo, embora tenha reafirmado esperar uma solução pacífica.
“Tentaremos buscar a perspectiva de uma reunificação pacífica com a maior sinceridade e os maiores esforços, mas nunca nos comprometeremos a abandonar o uso da força”, afirmou.
Em seu discurso, que durou quase duas horas, Xi Jinping disse que o objetivo da China é expandir o controle de Taiwan como em Hong Kong, mudando a situação “do caos para a governança”.
O líder chinês também voltou a defender a política de Covid Zero, que estabeleceu uma série de medidas de restrição de movimento draconianas nas grandes metrópoles do país.
O 20º Congresso do Partido Comunista chinês está previsto para ser concluído no próximo sábado e deve consolidar Xi Jinping como o líder chinês mais poderoso desde Mao Tsé-tung.
Créditos: O Antagonista.