• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
domingo, 25 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Educação

MP de Minas Gerais processa famílias por prática de homeschooling

Por Terra Brasil
26/jul/2024
Em Educação, Geral, Justiça
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Foto: Standsome/Pixabay

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entrou com uma ação judicial visando a matrícula de cinco crianças e adolescentes de Manhuaçu na rede formal de ensino. A denúncia foi levantada pelo conselho tutelar, que apontou que os jovens estavam sendo educados em casa, prática conhecida como ensino domiciliar ou homeschooling.

O promotor Reinaldo Lara, da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude, explicou que o órgão tentou resolver a situação de forma extrajudicial reunindo-se com seis famílias. No entanto, apenas uma delas aderiu à recomendação de matrícula na rede formal de ensino.

Leia Também

Receita pode travar sua restituição se saque do FGTS não for declarado

Você usou e nem percebeu que essas tecnologias desapareceram!

6 signos terão grandes mudanças neste fim de maio

Ensino domiciliar: o dilema entre segurança e eficiência

As famílias justificaram a escolha pelo ensino domiciliar alegando que a escola pública não ofereceria segurança suficiente para seus filhos. Além disso, argumentaram que a metodologia domiciliar proporcionaria um rendimento acadêmico superior, inclusive com o estudo de matérias como latim.

Por que o Ministério Público está agindo agora?

Lara destacou que algumas crianças nunca frequentaram a escola, enquanto outras abandonaram a rede de ensino durante a pandemia de COVID-19, quando as atividades foram transferidas para o meio virtual. A promotoria, preocupada com essa situação, solicitou à Justiça a concessão da tutela de urgência para que as crianças sejam matriculadas em um prazo de dez dias.

Homeschooling: Benefícios e Desafios

O homeschooling, ou ensino domiciliar, é uma prática ainda polêmica no Brasil. Embora ofereça a possibilidade de uma educação personalizada e flexível, levanta questões sobre a socialização e o desenvolvimento integral das crianças.

Entre as vantagens do homeschooling, podemos destacar:

  • Educação personalizada e ao ritmo da criança.
  • Maior controle sobre o conteúdo ensinado.
  • Ambiente seguro e flexível.

 

No entanto, também há desafios significativos:

  • Falta de socialização com outros alunos.
  • Necessidade de estrutura e disciplina rigorosa.
  • Dificuldade em replicar experiências escolares, como atividades esportivas e culturais.

 

O que a Justiça diz sobre o ensino domiciliar?

Em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o ensino domiciliar não poderia ser considerado um meio lícito de garantir a educação infantil, dada a ausência de uma legislação específica que o regulamentasse. Entretanto, em 2022, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que possibilita o homeschooling, mas a proposta ainda está parada no Senado.

Se a Justiça acatar o pedido da promotoria, as famílias terão que matricular seus filhos na escola formal imediatamente, sob o risco de serem multadas e responderem por desobediência.

Reflexões Finais

O tema do ensino domiciliar continua a gerar debates acalorados no Brasil. De um lado, pais e mães defendem seu direito de educar os filhos em casa, mas do outro, autoridades e especialistas ressaltam a importância da escola para o desenvolvimento social e acadêmico das crianças.

Resta agora aguardar a decisão da Justiça sobre este caso específico em Manhuaçu. O desfecho poderá ter implicações importantes para o futuro do homeschooling no Brasil.

Continue acompanhando as notícias sobre este e outros temas em nossa revista.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Site oficial do Voa Brasil é divulgado; veja quem tem direito

PRÓXIMO

URGENTE: PGR denuncia Nikolas Ferreira ao STF por chamar Lula de ladrão

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se