Eleição da nova Mesa Diretora da Casa ocorre apenas em fevereiro do próximo ano, mas costuras já estão sendo realizadas
Lideranças partidárias ligadas ao presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), iniciaram as tratativas para fortalecer a manutenção do deputado Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados. A eleição da nova Mesa Diretora da Casa ocorre apenas em fevereiro do próximo ano, mas as costuras já estão sendo realizadas.
O líder do Governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), é um dos principais defensores de Lira no comando da Casa. Na análise dele, Lira tem hoje votos suficientes para se manter no comando da Câmara.
“Eu acredito que Lira se mantém presidente, sim. No momento, ele é franco favorito dentro do Parlamento”, afirmou ele a Oeste. O parlamentar ainda acrescentou que, atualmente, apenas Lira tem domínio sobre os 513 deputados que compõem a Casa.
“Neste contexto atual eu vejo que ele tem liderança para se manter nesta posição. Ele tem forte liderança sobre os parlamentares e sobre os partidos”.
Lira é um dos nomes mais próximos do presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), e está no cargo desde 2021. O deputado conquistou o cargo com o apoio de 11 legendas, que juntas somaram 302 votos. Na eleição deste ano, Lira foi reeleito para seu quarto mandato como deputado federal, sendo o parlamentar mais votado de Alagoas. Nas urnas do eleitorado comum, Lira obteve mais de 214 mil votos, frente aos quase 144 mil votos registrados na disputa anterior.
Lira iniciou carreira como vereador
Desde que foi encerrada o primeiro turno da eleição, Lira tem se dedicado a conversas com lideranças partidárias da Câmara para a manutenção da presidência da Casa. Na mesa de negociação do atual presidente estão os cargos das comissões da Casa, e uma sequência de cargos de confiança que mexem com a estrutura eleitoral do Parlamento.
Lira tem 52 anos e está no terceiro mandato de deputado federal. É empresário, agropecuarista e bacharel em Direito. O deputado iniciou a vida pública em 1993, quando se elegeu vereador em Maceió, também reduto eleitoral de seu maior inimigo político, o senador Renan Calheiros (MDB). Antes de chegar à Câmara, Lira também foi deputado estadual em Alagoas.