Um indicente com um avião fechou uma das pistas do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na tarde deste domingo (9). A aeronave, que teve os pneus estourados durante o pouso, ainda está na pista.
Segundo a Infraero, a aeronave tinha dois tripulantes e três passageiros, mas nenhum deles ficou ferido. O avião saiu às 12h16 de Foz do Iguaçu, no Paraná, e pousou em São Paulo por volta de 13h30.
Trata-se de um jato particular de uma empresa do ramo de construção civil sem autorização para táxi aéreo.
A pista está interditada e deve ser liberada às 15h30. Voos com pouso e decolagem em Congonhas estão sendo afetados com atrasos e cancelamentos. Mais detalhes podem ser conferidos no site do aeroporto e nos sites das companhias aéreas.
O aeroporto, que é um dos maiores do país, tem cerca de 225 voos por dia e só realiza voos nacionais. No entanto, com a expectativa de expansão do Aeroporto, após leilão de concessão vencido pela espanhola Aena em agosto, o secretário Nacional da Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura, Ronei Glanzmann, afirma que a internacionalização do terminal paulistano vai sair nos próximos anos.
A empresa Aena passou a ser a responsável pela administração do aeroporto em agosto deste ano. A companhia já administra os terminais de Maceió, Recife, João Pessoa, Aracaju, Juazeiro do Norte e Campina Grande, arrematados na quinta rodada de concessão, em 2019.
Créditos: CNN Brasil.