Veículo informou que o ato da big tech ocorreu no momento em que a página publicou uma entrevista com o presidente Bolsonaro
O Instagram suspendeu a página do jornal conservador Brasil Sem Medo (BSM). Sem justificativas, a big tech suspendeu o perfil do veículo na noite do sábado 8.
Em nota, o BSM informou que o ato ocorreu quando o jornal publicou uma entrevista com o presidente Jair Bolsonaro, durante o Círio de Nazaré.
“A rede social não mencionou nenhuma justificativa para o bloqueio, que afetou apenas a página do Instagram”, comunicou o BSM, em seu site. O jornal conservador comunicou que está procurando entender o que houve com a página.
Em entrevista à Revista Oeste, Luiz Augusto D’Urso, advogado e especialista em cibercrimes e direito digital pelo Ibmec-SP, defende que haja um equilíbrio entre o que as big techs podem tirar do ar. “Quando o conteúdo for objetivo, a exemplo de postagens envolvendo racismo e pedofilia, a plataforma pode derrubá-lo sem pedir permissão, mas, quando se trata de algo subjetivo, como comentários sobre política, o usuário tem de ser informado, para poder se justificar e tentar impedir que seja censurado”, disse. “As empresas de tecnologia precisam se limitar à exclusão daquilo que realmente é necessário em vez de se debruçar sobre publicações relacionadas a opinião”, salientou, ao mencionar que a Constituição assegura o direito à liberdade de expressão.