No último final de semana, um evento agropecuário em Miradouro, na Zona da Mata de Minas Gerais, foi palco de um incidente. Durante a festa, ocorrida na última sexta-feira (5/7), um jovem de 23 anos foi agredido por policiais militares de forma violenta, conforme mostram as imagens do vídeo que circulam nas redes sociais.
O vídeo em questão exibe a abordagem, onde o rapaz é atingido por chutes, socos e golpes de bastão. Em um determinado ponto, um dos oficiais aplica uma rasteira, derrubando o homem ao chão.
⏯️ Jovem é agredido com cassetetes e chutes durante rodeio em MG
— Metrópoles (@Metropoles) July 9, 2024
Segundo a PM, ele teria assediado mulheres, agredido um idoso e resistido à abordagem. Caso ocorreu em Miradouro (MG)
Leia: https://t.co/fDWkFgPfKa pic.twitter.com/EwdbNNpLVC
O que diz a Polícia Militar sobre o incidente?
Segundo informações da 4ª Região da Polícia Militar, apesar de não aparecer no vídeo, o jovem estava sendo acusado de assediar mulheres presentes na festa e teria agredido um homem idoso, de 63 anos, que tentou intervir. O idoso ficou inconsciente após os golpes e precisou ser encaminhado a um hospital local. Diante dessas acusações, a polícia foi chamada ao evento.
Qual foi a reação dos policiais durante a abordagem?
A nota emitida pela Polícia Militar explica que, ao ser abordado, o jovem não obedecia às ordens dos oficiais e apresentava comportamento agressivo, o que levou os policiais a utilizarem força para contê-lo. O comunicado ressalta que o vídeo, que dura apenas alguns segundos, não capta toda a dinâmica do ocorrido, e que testemunhas foram arroladas para corroborar a versão dos fatos apresentada pelos policiais.
Medidas tomadas pela corporação após o evento
Após o vídeo viralizar, apesar da defesa inicial apresentada, a Polícia Militar informou que vai instaurar um procedimento administrativo para investigar a conduta dos policiais envolidos no episódio. Esse processo visa assegurar a “lisura e transparência” nas ações da corporação.
“Diante da situação, a PM foi acionada por populares e, durante a abordagem, o autor não acatou as ordens dos policiais militares. Bastante exaltado e agressivo, ele investiu contra os policiais militares com chutes e socos. Os policiais militares utilizaram de força e uso de bastão, para quebrar a resistência do autor e realizar sua prisão. O vídeo de poucos segundos, que foi divulgado nas redes sociais, não mostra toda a dinâmica do ocorrido. Foram arroladas testemunhas que presenciaram toda ação e a Polícia Militar encaminhará à Polícia Judiciária outras provas que auxiliarão na apuração dos fatos”, detalha a nota.