Foto: Reprodução.
Os participantes do Concurso Público Nacional Unificado que enfrentaram alterações no cronograma devido a eventos inesperados agora têm uma nova oportunidade para solicitar o reembolso das taxas de inscrição. A iniciativa vem para solucionar inconvenientes causados pelo adiamento das provas, originalmente marcadas para o início de maio.
A catástrofe climática que abalou o Rio Grande do Sul imprimiu mudanças no calendário do concurso, compelindo a organização a remodelar a data inicial de aplicação das provas para garantir a segurança e acesso dos candidatos. Esse adiamento provocou uma repercussão significativa entre os inscritos, originando a decisão de permitir o reembolso para aqueles que decidirem não mais participar.
Como solicitar o reembolso
Nesse sentido, é essencial que os candidatos estejam cientes do processo para reaver o valor investido. A partir do lançamento de uma edição extra do edital, divulgado no Diário Oficial da União, abriram-se as portas para as solicitações de devolução. Importante notar que o prazo final para tal solicitação é neste domingo, dia 7 de agosto. Veja passo a passo:
Para solicitar o reembolso da taxa de inscrição do Concurso Nacional Unificado (CPNU), siga estas etapas:
- Acesse a página do Concurso Nacional Unificado no site do Gov.br.
- Localize o botão “Área do candidato”.
- Faça login com a sua conta Gov.br.
- Clique na opção “Devolução de Taxa de Inscrição” para fazer a solicitação2.
Quem pode pedir o reembolso?
Uma boa notícia para candidatos de todo o Brasil: o processo de reembolso não se limita aos residentes do Rio Grande do Sul, área mais afetada pela tragédia. Todos os que se sentiram prejudicados com o adiamento têm até o mencionado dia para entrar na plataforma digital do concurso e formalizar o pedido. Para isso, é necessário utilizar o login e senha do portal de serviços GOV.br, fornecer os dados bancários e confirmar que são os titulares da conta a ser creditada.
Detalhes financeiros importantes
Os valores a serem devolvidos variam de acordo com o nível dos cargos: R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior. Não obstante, o reembolso será efetivado apenas após a nova data de realização das provas, marcada para 18 de agosto.