Foto: Receita Federal
A Receita Federal realizou nesta terça-feira, 2, a maior apreensão de drogas do ano no Porto de Santos, interceptando 882 quilos de cocaína escondidos em um contêiner que transportava 677 toneladas de açúcar com destino à Guiné, na África Ocidental. A descoberta ocorreu durante operações de vigilância e repressão aduaneiras, com a ajuda de um cão farejador.
Segundo informações da Receita, a droga estava camuflada cuidadosamente dentro de 20 sacas de ráfia. O navio que receberia o carregamento ainda faria escalas em portos na Europa, como Antuérpia, na Bélgica, o que indica que a cocaína poderia ser retirada antes de chegar ao destino final na África.
“Como a Europa é um grande consumidor de cocaína, é provável que a droga fosse retirada lá mesmo”, explicou Richard Neubarth, delegado da Alfândega da Receita Federal do Porto de Santos. Ele destacou que hubs como Antuérpia e Roterdã servem não só para a distribuição na Europa, mas também para outros continentes, como Ásia e África.
Após a descoberta, a Polícia Federal foi acionada para procedimentos de polícia judiciária e perícia no local onde a cocaína foi encontrada, a fim de apoiar as investigações em andamento.