Foto: Reprodução.
Em um comunicado de imprensa no site oficial do governo, o Departamento de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC) anunciou o lançamento de um novo programa que visa apoiar cuidadores estrangeiros, oferecendo-lhes a residência permanente caso cumpram certos requisitos. As informações são de O Globo.
O Plano de Níveis de Imigração 2024-2026 pretende admitir cerca de 15 mil cuidadores como cidadãos canadenses nos próximos dois anos. O Canadá encontrou uma solução para o cuidado de crianças, idosos e pessoas com deficiência através do trabalho desses cidadãos estrangeiros.
No comunicado, o IRCC destacou que “os cuidadores estrangeiros são inestimáveis para as famílias canadenses” e que os novos programas “proporcionarão aos trabalhadores de atendimento domiciliar residência permanente ao chegarem ao Canadá”.
Além disso, o programa permitirá que esses cuidadores trabalhem para organizações que fornecem cuidados temporários ou a tempo parcial a pessoas semi-independentes ou em recuperação de lesões ou doenças. Este novo programa substituirá o “Programa Piloto de Provedores de Cuidado Infantil em Casa” e o “Programa Piloto de Trabalhadores de Apoio Domiciliar”.
Segundo o IRCC, em junho de 2014, o Programa de Cuidadores Internos contava com 60.000 trabalhadores, dos quais menos de um por cento permanecem hoje. Até 30 de abril de 2024, quase 5.700 cuidadores e seus familiares conseguiram a residência permanente desde o lançamento dos programas anteriores em 2019.
Requisitos para o programa de trabalho no Canadá
Interessados em se candidatar ao novo programa que oferece a possibilidade de obter a residência permanente no Canadá devem cumprir os seguintes requisitos estabelecidos pelo governo canadense:
- Alcançar um nível mínimo de 4 conforme os Canadian Language Benchmarks (CLB), escala de proficiência linguística.
- Ter o equivalente a um diploma de ensino médio canadense.
- Possuir experiência de trabalho recente e relevante.
- Receber uma oferta para um trabalho de atendimento domiciliar em tempo integral.