Foto: Reprodução/Shawn Thew/AP.
Após inúmeros apelos para desistir de sua candidatura à reeleição, incluindo um do jornal americano New York Times, devido ao desempenho insatisfatório no debate de quinta-feira, 27, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reconheceu suas limitações físicas, admitindo que está menos ágil, mas ainda comprometido com a verdade. As informações são de O Antagonista.
“Posso não andar tão facilmente ou falar tão bem como antes. Posso não debater tão bem como antes. Mas o que sei é como dizer a verdade,” escreveu Biden no X, antigo Twitter, ao publicar um vídeo de sua participação em um comício na sexta-feira, 28, no qual repetiu essas palavras.
Folks, I might not walk as easily or talk as smoothly as I used to.
— Joe Biden (@JoeBiden) June 28, 2024
I might not debate as well as I used to.
But what I do know is how to tell the truth.pic.twitter.com/ep5D0EhT5P
Sem mencionar diretamente seu rival Donald Trump, Biden afirmou saber se levantar após um nocaute. “Eu sei distinguir certo e errado. Eu sei fazer esse trabalho. E eu sei o que milhões de americanos sabem: quando você é nocauteado, você levanta de novo!” declarou o presidente. Ele também destacou seus esforços na recuperação da economia dos EUA após a pandemia e sua defesa da liberdade contra Vladimir Putin.
“Eu não concorreria se não acreditasse, com todo o meu coração e a minha alma, que eu posso fazer esse trabalho,” reiterou Biden.
A cobertura da imprensa sobre o desempenho de Biden no debate foi dura. O New York Times e o Washington Post ressaltaram a falta de energia do presidente, enquanto o Wall Street Journal destacou que a questão da idade ofuscou o debate político. O Politico mencionou o pânico entre os democratas, e o Financial Times descreveu o desempenho de Biden como um tropeço durante todo o debate.
A CNN iniciou sua análise do debate afirmando: “Neste momento, há um pânico profundo, amplo e muito forte no Partido Democrata. Começou minutos após o início do debate e continua agora. Envolve estrategistas partidários, autoridades eleitas e arrecadadores de fundos, que estão preocupados com o desempenho do presidente, acreditando que ele prejudicará outros membros do partido na chapa.”
O clima entre os democratas é de incerteza e apreensão. A preocupação é que o desempenho de Biden possa afetar negativamente as chances do partido nas próximas eleições. Enquanto Biden tenta reafirmar sua capacidade de liderar e sustentar a confiança do eleitorado, a pressão para reconsiderar sua candidatura cresce.
Os próximos meses serão cruciais para determinar se Biden conseguirá superar esses desafios e se o Partido Democrata conseguirá manter a unidade e a confiança de seus eleitores.