Foto: TIMOTHY A. CLARY e ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP
Embate entre os candidatos à Presidência dos EUA será o primeiro do atual ciclo eleitoral, e traz algumas mudanças em relação aos últimos anos
Quando e onde será o debate entre Joe Biden e Donald Trump?
O debate está marcado para as 21h, horário local (22h pelo horário de Brasília), nos estúdios da CNN em Atlanta, Geórgia. A duração estimada é de 90 minutos. A CNN transmitirá o evento por seus canais locais, internacionais e digitais, além de disponibilizar o sinal para outras emissoras, como Fox News, ABC News, NBC News e agências de notícias.
Quem vai organizar o debate entre Joe Biden e Donald Trump?
De acordo com o acerto entre as campanhas de Biden e Trump em maio, o primeiro debate será organizado pela CNN. O segundo debate, previsto para 10 de setembro, estará a cargo da rede ABC.
Quais são as regras do debate entre Joe Biden e Donald Trump?
Segundo a CNN, os candidatos serão posicionados em púlpitos, com a posição no palco definida por sorteio: Biden à direita e Trump à esquerda. Em cada rodada, cada candidato terá dois minutos para responder à pergunta dos moderadores, com um minuto para réplica e um minuto para tréplica, se necessário. Os microfones serão ativados apenas quando for a vez do candidato falar, e uma luz acenderá quando faltarem cinco segundos para o fim do tempo. Não haverá plateia, e os moderadores usarão “todas as ferramentas disponíveis para controlar o tempo e garantir uma discussão civilizada”. Os candidatos não poderão consultar anotações, tendo acesso apenas a uma caneta, papel e uma garrafa d’água. Haverá dois intervalos comerciais, durante os quais os assessores não poderão se aproximar dos candidatos. Eles terão também dois minutos para as considerações finais.
Por que a Comissão de Debates Eleitorais não vai organizar os programas em 2024?
Desde a última eleição, tanto Biden quanto Trump criticaram o formato dos debates organizados pela Comissão, alegando que o formato é rígido e as datas são inadequadas para as campanhas. As datas oferecidas pela Comissão para este ano (16 de setembro, 1º de outubro e 9 de outubro) foram rejeitadas. Sem acordo, e sob pressão de Trump, Biden desafiou o republicano para dois debates, sendo o primeiro nesta quinta-feira, sem a participação da Comissão.
Quais foram os critérios para definir os candidatos aptos?
Os candidatos devem atender aos requisitos para ocupar a Presidência (ser cidadão natural dos EUA, ter mais de 35 anos e residir no país há pelo menos 14 anos), receber ao menos 15% dos votos em quatro pesquisas nacionais reconhecidas pela CNN, e se qualificar para a disputa em um número suficiente de estados para vencer no colégio eleitoral. Com base nesses critérios, apenas Biden e Trump estavam aptos. O candidato que mais se aproximou dos requisitos foi Robert Kennedy Jr. O último independente a participar de um debate presidencial foi Ross Perot, em 1992.
Quantas pessoas devem assistir ao debate entre Joe Biden e Donald Trump?
Uma pesquisa da Associated Press, em parceria com o Centro NORC para Pesquisas de Assuntos Públicos, revelou que seis em cada dez adultos nos EUA estão “extremamente” ou “muito” dispostos a assistir ao debate, acompanhar vídeos curtos ou ler sobre o tema. Espera-se uma audiência de dezenas de milhões de pessoas, semelhante às eleições anteriores: em 2020, o primeiro debate entre Trump e Biden foi assistido por 73,1 milhões de pessoas nos EUA, e o segundo por 62,9 milhões. O recorde ainda pertence ao primeiro debate entre Trump e Hillary Clinton em 2016, com 84 milhões de espectadores.