Foto: Reprodução.
Daniel Gonzaga, descendente de Luiz Gonzaga, compartilhou um vídeo no Instagram no sábado, 22, criticando a canção “Vem Galopar” de Juliette (vencedora do BBB 21), que é uma adaptação do clássico “Pagode Russo”. As informações são do Estadão.
Ele declarou que a família do músico não deu “autorização formal” para a canção, apesar de os direitos da música pertencerem a uma gravadora. A equipe de Juliette, por outro lado, afirmou que ela não participou dos “procedimentos legais” da versão e que a gravadora informou que a família de Gonzaga havia autorizado. O Estadão tentou entrar em contato com a Universal sobre o assunto, mas não obteve resposta até agora.
Daniel Gonzaga e a música de Juliette “Juliette parece ter lançado uma música que tem alguma relação com meu avô e João Silva. O título mencionava ‘autorização da família Gonzaga’, e estou aqui para dizer que ninguém da minha família autorizou nada”, disse ele.
Daniel continuou: “Essa música pertence à Universal [gravadora] e eles a lançaram porque quiseram. Anteriormente, essa música foi solicitada para ser gravada pela Anitta, e eles nem pediram autorização. Portanto, não há uma autorização formal da família Gonzaga: a música é deles e eles fazem o que quiserem.”
“Na verdade, tem sido cada vez mais assim, tentamos chamar a atenção para esse fato, mas ninguém se importa. As pessoas nos insultam, dizem que só queremos dinheiro, prestígio, quando na verdade estamos alertando para uma desintegração da cultura que vem acontecendo há muito tempo”, concluiu o neto de Luiz Gonzaga.
Juliette sobre a polêmica com a família de Luiz Gonzaga Em resposta à repercussão, a assessoria de Juliette divulgou a seguinte nota:
“A assessoria de Juliette informa que a cantora, que respeita, exalta e difunde a obra de Luiz Gonzaga e João Silva, solicitou à Universal Publishing (editora) que as famílias de Gonzaga e Silva autorizassem o lançamento da música, independentemente de a editora ser a detentora dos direitos.
A Publishing assegurou à Juliette que a família de Luiz Gonzaga e João Silva havia autorizado o lançamento da música, sem qualquer restrição a isso. A editora também afirmou à cantora que os familiares ouviram o resultado e gostaram da versão. Juliette afirma que não é responsável pelos procedimentos legais que envolvem a liberação de fonogramas.
Com absoluto respeito aos familiares e à obra de Luiz Gonzaga e João Silva, a cantora lamenta e se disponibiliza para entender e dialogar com todos os envolvidos.”